Chega ao País primeiro jato Embraer da Azul

O aparelho que se tornará o primeiro jato de fabricação nacional a voar por uma operadora do país

Gol faz promoção em rotas da Azul
Azul Linhas Aéreas e United Airlines firmam contrato de interline
Azul passa a operar com avião ATR 72-200

O primeiro jato da Azul Linhas Aéreas, produzido pela Embraer chegou ontem ao Brasil. O aparelho que se tornará o primeiro jato de fabricação nacional a voar por uma operadora do país trata-se de um modelo 190 vindo dos EUA.

O avião arrendado junto a norte-americana JetBlue e uma das principais clientes da Embraer será utilizado no processo de certificação e homologação da operadora como empresa de transporte aéreo regular pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O valor do contrato de arrendamento operacional não foi revelado.
A aeronave foi fabricada em fevereiro deste ano e será utilizada pela Azul no início das atividades. O aparelho contratado junto a operadora norte-americana JetBlue é versão menor que a encomendada pela Azul, optante pelo jato comercial 195, destinado a 118 passageiros.

A Azul começa suas atividades em janeiro de 2009 e contará com uma frota de 76 jatos Embraer. As rotas que serão operadas pela nova companhia ainda não foram definidas.A empresa tem programado o recebimento de uma aeronave por mês durante três anos, chegando a 36 aeronaves no final de 2011.

O aparelho partiu de Orlando, nos Estados Unidos, fez escala em Boa Vista (RR) e seguiu para Porto Alegre (RS), onde será pintado nas cores da companhia. A marca que será estampada na fuselagem mostra o mapa do Brasil de forma estilizada. E levará ainda o azul escuro na parte de baixo e branco na porção superior. O EMB 190 arrendado possui motores GE e um sistema de segurança dentro dos padrões da frota da Azul. (Júlio Ottoboni – Gazeta Mercantil)

Link para a matéria

COMMENTS