Uso de dispositivos de localização em carros novos será debatido por especialistas no CONGRESSO EXPOGPS 2008

A partir de agosto de 2009, veículos nacionais e estrangeiros devem ter dispositivo antifurto; especialistas participam de debate no dia 15 de julho

Petrobras é autorizada a pagar dividendos
Opel à espera de parceiro para seguir produzindo na Alemanha
Rotas Aéreas já beneficiou mais de 700 pessoas

No ano passado, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a Resolução 245, em que todos os veículos nacionais e estrangeiros, exceto os de uso bélico, fabricados a partir de 1º de agosto de 2009, deverão ter instalado, obrigatoriamente, dispositivo antifurto, que deverá possuir sistema que possibilite o bloqueio e rastreamento do veículo. A Resolução torna obrigatória a instalação do dispositivo, no entanto, caberá ao proprietário do veículo decidir sobre a habilitação do equipamento junto aos prestadores de serviço de rastreamento e localização, definindo o tipo e a abrangência do mesmo.

A decisão do Contran segue o previsto na Lei Complementar 121, que criou o Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas, e designou ao Conselho a atribuição de definir um sistema antifurto para veículos novos.

Para tratar sobre esse tema, o CONGRESSO EXPOGPS 2008 destaca em sua programação o Debate: “Obrigatoriedade do uso de dispositivos de localização em carros novos”. O moderador será Paulo Lauand, Diretor da Autosat / Gristec, e os palestrantes serão: Antonio Sérgio Calmon, Coordenador Geral / CGPNE Denatran (Departamento Nacional de Trânsito); Sandro Azevedo, Superintendente Comercial da Sascar; e um representante da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A EXPOGPS (1ª Feira e Congresso Latino Americano de Localização e Rastreamento) ocorre de 15 a 17 de julho, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Simultaneamente acontece o GEOSUMMIT LATIN AMERICA (9º Congresso e Feira Internacional de Geoinformação). Os eventos são organizados e promovidos pela Reed Exhibitions Alcantara Machado.

COMMENTS