Uso de dispositivos de localização em carros novos será debatido por especialistas no CONGRESSO EXPOGPS 2008

A partir de agosto de 2009, veículos nacionais e estrangeiros devem ter dispositivo antifurto; especialistas participam de debate no dia 15 de julho

Campanha sobre riscos de acidentes com moto ocorre em 23 estados
Estaleiro já leva riquezas ao Nordeste
Lula critica taxações sobre etanol e pede que países produzam biocombustíveis

No ano passado, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a Resolução 245, em que todos os veículos nacionais e estrangeiros, exceto os de uso bélico, fabricados a partir de 1º de agosto de 2009, deverão ter instalado, obrigatoriamente, dispositivo antifurto, que deverá possuir sistema que possibilite o bloqueio e rastreamento do veículo. A Resolução torna obrigatória a instalação do dispositivo, no entanto, caberá ao proprietário do veículo decidir sobre a habilitação do equipamento junto aos prestadores de serviço de rastreamento e localização, definindo o tipo e a abrangência do mesmo.

A decisão do Contran segue o previsto na Lei Complementar 121, que criou o Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas, e designou ao Conselho a atribuição de definir um sistema antifurto para veículos novos.

Para tratar sobre esse tema, o CONGRESSO EXPOGPS 2008 destaca em sua programação o Debate: “Obrigatoriedade do uso de dispositivos de localização em carros novos”. O moderador será Paulo Lauand, Diretor da Autosat / Gristec, e os palestrantes serão: Antonio Sérgio Calmon, Coordenador Geral / CGPNE Denatran (Departamento Nacional de Trânsito); Sandro Azevedo, Superintendente Comercial da Sascar; e um representante da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A EXPOGPS (1ª Feira e Congresso Latino Americano de Localização e Rastreamento) ocorre de 15 a 17 de julho, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Simultaneamente acontece o GEOSUMMIT LATIN AMERICA (9º Congresso e Feira Internacional de Geoinformação). Os eventos são organizados e promovidos pela Reed Exhibitions Alcantara Machado.

COMMENTS