Lucro da Volvo cresce 28% no 2º trimestre

O desempenho positivo foi atribuído ao aumento das vendas na Europa

Tráfego de veículos em rodovias da TPI cresce 7,2%
Recuperação da BR-304 é autorizada
Próxima safra de grãos pode chegar a 144,55 milhões de toneladas, estima Conab

A Volvo, segunda maior fabricante de caminhões do mundo, informou hoje que seu lucro líquido cresceu 28% no segundo trimestre de 2008, para 5,13 bilhões de coroas suecas (US$ 858 milhões), ou 2,53 de coroas suecas por ação, em relação ao mesmo período do ano anterior, quando a companhia obteve um lucro líquido de 4 bilhões de coroas suecas, ou 1,98 de coroa sueca.

O desempenho positivo foi atribuído ao aumento das vendas na Europa, que ajudaram a superar os efeitos da desaceleração no mercado norte-americano. O resultado foi levemente superior ao projetado pelos analistas, que previam um lucro líquido de 5,04 bilhões de coroas suecas. As vendas da Volvo cresceram 13% entre abril e junho, para 80,43 bilhões de coroas suecas.

De acordo com Leif Johansson, chefe-executivo da Volvo, a montadora apresentará um crescimento de 10% neste ano, apesar dos clientes europeus estarem mais hesitantes em realizar pedidos. Johansson também projeta que a demanda dos Estados Unidos permanecerá inalterada até o final do ano.

A receita da divisão de caminhões, a maior da empresa, aumentou 14% no segundo trimestre de 2008, para 52,64 bilhões de coroas suecas. Já o lucro operacional da unidade avançou 26%, para 4,83 bilhões de coroas suecas. 

COMMENTS