Iveco vai fabricar caminhões elétricos Nikola na Alemanha

Iveco vai fabricar caminhões elétricos Nikola na Alemanha

Veículos movidos a bateria e células de combustível são fruto da parceria entre a FPT Industrial e a Nikola Motor Company. Fábrica da Iveco de Ulm, na Alemanha, é onde a linha de produção foi montada

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A Iveco e a FPT Industrial acabam de entrar para uma nova era dos combustíveis alternativos: as empresas do grupo CNH definiram a Alemanha como local de fabricação do caminhão Nikola Tre, terceira geração do veículo movido a bateria e célula de combustível (hidrogênio) da Nikola Motor Company.

A parceria entre as empresas deu vida à joint-venture que viabilizou a fabricação do caminhão inovador da fábrica da Iveco na cidade alemã de Ulm. Segundo a Iveco, a parceria consistiu na aquisição da CNH Industrial em uma parte da Nikola pelo valor de US$ 250 milhões, para a fabricação de caminhões elétricos na Europa.

Células de hidrogênio

Os caminhões Nikola são famosos por serem os primeiros do mercado a serem movidos a célula de combustível, que inclui o hidrogênio, e também utilizam baterias. A Alemanha tem investido pesado para ser um dos líderes mundiais nesta tecnologia. Recentemente, o governo alemão lançou uma estratégia nacional para o hidrogênio e investiu dois bilhões de euros para o financiamento de pesquisas e estudos científicos e tecnológicos envolvendo o hidrogênio. “Nossa joint venture europeia com a Nikola, e o anúncio de hoje, são provas de que os transportes de longa distância com emissão zero estão se tornando uma realidade e resultando em benefícios ambientais tangíveis para os transportadores de longa distância e os cidadãos da Europa”, aponta Hubertus Mühlhäuser, CEO da CNH Industrial. “A decisão de fabricar o Nikola Tre em Ulm, um centro de excelência em engenharia de caminhões para serviços pesados, ressalta a localização estratégica no centro do polo tecnológico de células de combustível da Alemanha.”

Quando ele roda?

A previsão é que os Nikola produzidos pela Iveco comecem a sair da fábrica em 2021 e que o modelo Nikola Tre comece a ser entregue aos primeiros clientes ainda no mesmo ano. “O Nikola Tre está provando ser o caminhão articulado mais moderno do mundo e vai continuar definindo o padrão de veículos com emissão zero hoje e no futuro”, afirma Trevor Milton, CEO da Nikola Motor Company. “A decisão de produzir o Tre em grande volume na cidade de Ulm é um bom exemplo de como criar empregos, promover inovação, dar segurança a novos fornecedores de peças com emissão zero e servir de exemplo para outros fabricantes de equipamentos originais. O mundo está pronto para o transporte de cargas sem emissões e essa joint venture entre a Nikola e a Iveco será a primeira a oferecer isso.”

Os primeiros caminhões serão os cavalos mecânicos Nikola elétricos movidos a bateria, com configurações de eixos 4×2 e 6×2. Eles têm baterias modulares e escalonáveis com capacidade para até 720 kWh e sistema de transmissão elétrico que fornece até 480 kW de energia contínua.

A fábrica da Iveco de Ulm vai receber o estoque de módulos das fábricas da Iveco em Valladolid e Madri, na Espanha, o que permitirá um reforço rápido para atender à demanda esperada dos consumidores. As versões elétricas com célula de combustível, montadas na mesma plataforma, serão testadas pelo projeto H2Haul, financiado pela UE, durante o ano de 2021. O lançamento no mercado é esperado para 2023.

DNA de Iveco S-WAY

Segundo a Iveco, o Nikola Tre, que está em desenvolvimento atualmente, é baseado na nova plataforma IVECO S-WAY e integra a tecnologia de caminhões, os controles e o infotainment da Nikola. Espera-se que os testes comecem em meados de 2020, com a exibição de protótipos na exposição de veículos comerciais IAA 2020 na cidade de Hannover, Alemanha, em setembro.

“Aproveitando nossas fábricas de alto padrão em Madri e Valladolid, na Espanha, onde o IVECO S-Way é produzido, conseguimos acelerar a montagem final, a integração do sistema de transmissão e a personalização sofisticada do Nikola Tre para uma introdução oportuna no mercado, em 2021”, destaca Gerrit Marx, presidente comercial e de veículos especiais da CNH Industrial.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

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Agência Transporta Brasil – ATB

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