PLANET 2050 é nova estratégia de sustentabilidade ambiental da Cummins

PLANET 2050 é nova estratégia de sustentabilidade ambiental da Cummins

A empresa defende parceria com governo, outras empresas e organizações não governamentais para atingir meta de emissões zero de carbono

Cascadia estreia automação nível 2
Ônibus Volvo ocupam Curitiba
Plataforma RIO de conectividade já equipa mais de mil caminhões Volkswagen

A Cummins Inc. anunciou no último dia 14 sua próxima estratégia de sustentabilidade ambiental, que inclui metas que atendem ou excedem os limites do Acordo de Paris das Nações Unidas sobre mudanças climáticas. Em 2050, a Cummins terá como meta emissões zero de carbono.

A estratégia, chamada PLANET 2050, está focada em três áreas prioritárias: abordar as mudanças climáticas e as emissões atmosféricas, usar os recursos naturais da maneira mais sustentável e melhorar as comunidades. O Cummins PLANET 2050 inclui ainda oito objetivos específicos, programados para 2030, bem como metas ambiciosas para 2050 e é a estratégia de sustentabilidade ambiental mais abrangente e ambiciosa já adotada pela empresa.

As novas metas específicas da Cummins para 2030 estão relacionadas a peças, produtos, instalações e operações, tais como: reduzir as emissões absolutas de gases de efeito estufa de instalações e operações em 50%; reduzir em 25% as emissões absolutas de gases de efeito estufa ao longo da vida útil de produtos recém-vendidos; realizar parceria com os clientes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa de produtos em campo em 55 milhões de toneladas; e reduzir as emissões de compostos orgânicos voláteis das operações de pintura e revestimento em 50%, entre outros.

Para atingir essas metas, a Cummins fará investimentos em novas tecnologias e recursos. A empresa já traz em seu histórico o desenvolvimento de metas desafiadoras sempre encontrando maneiras de alcançá-las. Como a Cummins fez com as metas ambientais passadas, o progresso nas metas para 2030 será avaliado e comunicado periodicamente.

Em 2020, a Cummins lançará um programa ambiental estratégico da comunidade para alinhar seus esforços e afirmar seu compromisso com o meio ambiente como uma das três áreas prioritárias da comunidade da empresa. Além disso, como parte de seu foco nas comunidades e nos recursos naturais, a Cummins ingressou no CEO Water Mandate, focado em enfrentar os desafios globais da água por meio da administração corporativa de recursos hídricos, em parceria com as Nações Unidas, governos, organizações da sociedade civil e outras partes interessadas.

Uma equipe de especialistas criou o plano da Cummins após consultar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, analisando as melhores práticas globalmente, considerando as necessidades exclusivas das partes interessadas da empresa e realizando uma análise interna significativa. Em 2017, a Cummins se comprometeu formalmente a desenvolver metas fundamentadas na Meta Baseada em Ciência, que fornece uma estrutura para o cálculo das metas de gases de efeito estufa para produtos e instalações que estão alinhadas com as recomendações dos cientistas climáticos.

“Nossas comunidades e nossos negócios dependem de nossa resposta coletiva para melhorar a saúde do planeta e, ao mesmo tempo, criar prosperidade para todos. Está claro que governo, empresas, organizações não governamentais e comunidades devem-se unir a uma ação rápida e decisiva para enfrentar as ameaças ambientais que enfrentamos”, disse Tom Linebarger, presidente e diretor executivo da Cummins Inc.

Por Ricardo Panessa, especial Agência Transporta Brasil

Agência Transporta Brasil (ATB)
agencia@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS