Novembro Azul: se cuida, rapaz!

Novembro Azul: se cuida, rapaz!

O mês de novembro é dedicado às ações da saúde do homem e a Agência Transporta Brasil traz este manifesto para que você, homem que transporta o Brasil, se cuide e não dê mole para o câncer de próstata e outras doenças

VWCO anuncia parcerias para fabricar caminhões 100% elétricos no Brasil
Híbrido Scania é solução noturna
Iveco quer conquistar o Paraguai

Cuidar da saúde, culturamente, não é algo muito difundido entre os homens. Ao contrário, as mulheres, sábias e cuidadosas, estão sempre atentas às suas questões médicas. Mas, por que os homens não cuidam da saúde? Deveriam.

O mês de novembro foi eleito a época de mobilização para ações focadas na saúde do homem. Inspirado no movimento australiano Movember, surgiu o Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, doença que mata mais de 20 mil homens por ano no Brasil.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no país, perdendo apenas para o câncer de pele. Quando diagnosticado e tratado no início, os riscos de mortalidade são diminuídos. Apesar disso, ainda é um desafio convencer os indivíduos a realizar o exame preventivo, devido a tabus que apenas ajudam a colocar a saúde masculina em risco.

Sintomas

É muito comum o câncer de próstata não apresentar sintomas em seu estágio inicial. Porém, alguns homens podem manifestar desconfortos como dificuldade para urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença provoca sintomas como:

Dor nos ossos (coxas, quadris, ombros, costas e outros);

Impotência;
Urinar com frequência;
Dor ou ardência durante a micção;
Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés;
Fluxo de urina fraco ou interrompido;
Perda do controle da bexiga ou intestino.
Em casos mais graves, pode haver insuficiência renal ou infecção generalizada.

Prevenção

Prevenir o aparecimento do câncer de próstata inclui uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e cereais e o consumo reduzido de gordura, principalmente a de origem animal. Entre as recomendações estão também a de manter hábitos de vida saudáveis, como não fumar, reduzir o consumo de álcool, manter o peso ideal e realizar atividade física diariamente por 30 minutos, no mínimo.

Idade recomendada para a realização dos exames preventivos

A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é que todos os homens a partir dos 45 anos façam o exame de próstata anualmente, já que esta é a faixa etária em que a incidência da doença e o risco de mortalidade são maiores.

Exames

O exame mais eficaz é o toque retal, que deve ser feito junto ao exame de sangue PSA. O teste é simples e dura apenas 10 segundos. O seu objetivo é analisar a consistência e o tamanho da próstata e descobrir se existem lesões palpáveis através do reto.

Os exames podem ser feitos em qualquer posto de saúde e aqueles que tiverem histórico familiar da doença não podem deixar de avisar ao médico: ter um pai ou irmão com câncer de próstata aumenta de 3 a 10 vezes o risco de se desenvolver a doença.

Para um diagnóstico final é necessário uma biópsia da próstata, que deve ser solicitada pelo médico urologista caso alguma anormalidade seja detectada.

Se cuida, rapaz!!!

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
agencia@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

 

COMMENTS