ZF apresenta transmissão automática ZF PowerLine para veículos comerciais

ZF apresenta transmissão automática ZF PowerLine para veículos comerciais

Voltada para mobilidade do futuro, empresa também apresenta na Fenatran soluções em eletrificação e direção autônoma para veículos de transporte de carga e de passageiros

Venda de implementos é a maior desde 2015
Volvo tem nova casa em Santa Catarina
Scania anuncia investimentos no Brasil

Focada na Mobilidade da Próxima Geração, a ZF está apresentando na Fenatran deste ano uma série de novidades nos segmentos voltados à mobilidade elétrica e direção autônoma. Entre elas, ganha destaque o conjunto de transmissão automática PowerLine de oito marchas para veículos voltados ao transporte de carga e de passageiros.

Inspirada na consagrada transmissão automática 8HP para veículos de passeio, amplamente conhecida e utilizada no mercado de automóveis global, a nova transmissão PowerLine da ZF foi desenvolvida especialmente para atender o segmento de veículos comerciais –caminhões, picapes e ônibus urbanos e interurbanos– incorporando o conceito de conversor de torque e planetárias, passando pela mecatrônica e eletrônica com software de controle. O produto também tem como legado o know-how de produção da transmissão para veículos leves.

O conversor de torque da PowerLine exerce o papel da embreagem durante a partida do veículo, com a vantagem de ser um componente que não sofre desgastes por ter funcionamento hidrodinâmico. A solução de conversor de torque torna a PowerLine mais confortável, robusta e segura, com os melhores custos operacionais e menor consumo de combustível. Para aplicações essencialmente urbanas e consequentemente mais severas, em que o ‘anda e para’ constante exige muito mais dos veículos e motoristas, as transmissões automáticas com conversor de torque são mais adequadas e recomendadas. A PowerLine pode ser aplicada até mesmo em caminhões semipesados, com peso bruto total combinado (PBTC, que se refere ao caminhão com a carreta e a respectiva carga total) de 26 toneladas, que podem ser beneficiados pelas suas modernas características técnicas.

Segundo Sílvio Furtado, diretor executivo de vendas para veículos comerciais e industriais da ZF América do Sul, a empresa pretende investir globalmente mais de 12 bilhões de euros nas áreas de mobilidade elétrica e direção autônoma nos próximos cinco anos. Todos os investimentos em tecnologia da ZF são baseados no lema Vision Zero, ou seja, zero emissões e zero acidentes.

Por Ricardo Panessa, especial para a Agência Transporta Brasil

COMMENTS