Volvo apresenta o caminhão mais rápido do mundo

Volvo apresenta o caminhão mais rápido do mundo

Iron Knight tem dois recordes mundiais (de 0 a 500m e de 0 a 1.000m) homologados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Iveco e Neobus entregam 40 ônibus à Marinha do Brasil
DAF capricha na gama de caminhões para construção na Europa
Primeiros ônibus com transmissões automáticas da Allison chegam ao RJ

O caminhão foi criado somente com um objetivo: performance máxima!

O caminhão mais rápido do mundo está o Brasil. O Volvo Iron Knight veio para a Fenatran 2019. Com motor de 2.400 cv e torque de 6.000 Nm, a máquina foi construída para demonstrar a capacidade da Volvo para extrair desempenho excepcional de seus caminhões. Usando a mesma base mecânica do Volvo FH, o veículo foi preparado para gerar uma potência incrivelmente superior a dos caminhões de série. “Fizemos o Iron Knight para mostrar a alta resistência do trem-de-força Volvo em condições extremas. O caminhão usa a mesma transmissão I-shift e tem um motor com os mesmos componentes internos dos motores que equipam nossos veículos de produção regular, mas com preparação que atinge potência quase cinco vezes superior”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da Volvo.

As quebras de recorde do Iron Knight foram realizadas em pista fechada em Västerås, na Suécia, sob supervisão da FIA. Numa longa reta, o caminhão percorreu a distância de 1.000 em dois sentidos (ida e volta), para anular a influência do vento. A velocidade e o tempo médios foram calculados com base nas duas passagens. O recorde homologado é o tempo médio dos dois percursos.

Na quebra do recorde mundial o Iron Knight percorreu a distância de 0 a 1.000m em apenas 21,142 segundos, com uma velocidade média de 170,277 km/h. Na mesma prova, também foi batido o recorde mundial dos 0 a 500m, atingidos em apenas 13,673 segundos, com 131,646 km/h de velocidade média. A velocidade máxima do caminhão chegou a 276 km/h.

O Iron Knight está no Brasil pela primeira vez e nunca havia participado de eventos fora da Europa. Antes de chegar ao Brasil esteve também na Argentina e no Chile. Durante a Fenatran, que acontece em São Paulo de 14 a 19 de outubro, o veículo será um dos destaques em exposição no stand da Volvo. Além de poder ver de perto esse caminhão, que é uma verdadeira lenda da performance, os visitantes também poderão participar de sessões de autógrafo com o piloto sueco Boije Ovebrink, que conduziu o Iron Knight na quebra dos recordes mundiais.

Boije Ovebrink tem mais de 30 anos de experiência em provas de velocidade. Vencedor do campeonato europeu de corridas de caminhão em 1994, nos últimos anos tem se dedicado a quebra de recordes de velocidade com veículos pesados. Antes do triunfo com o Iron Knight (2016), Boije já havia quebrado outros recordes a bordo de caminhões Volvo, com o Wild Viking (2007) e o Mean Green (2010). “O Iron Knight pode ser descrito com apenas uma palavra: perfeição. O caminhão entrega uma potência insuperável quando pisamos fundo no acelerador. Este foi o terceiro Volvo que pilotei para quebrar recordes e ele tem um desempenho incomparável”, afirma Ovebrink.

 

Agência Transporta Brasil na Fenatran 2019
agencia@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

 

COMMENTS