Volkswagen fica mas perto de fabricar caminhões elétricos no Brasil

Volkswagen fica mas perto de fabricar caminhões elétricos no Brasil

Além de configurar novos modelos com solução exclusiva, acaba de anunciar a criação do inédito e-Consórcio

Caminho da Escola ganha mais de 800 ônibus MB
Implementos rodoviários devem superar metas, diz Anfir
Cummins destaca novos motores a gás na Fenatran

A Volkswagen Caminhões e Ônibus avança para agilizar a adoção de caminhões elétricos no Brasil: além de configurar novos modelos com solução exclusiva, acaba de anunciar a criação do inédito e-Consórcio em seu complexo de desenvolvimento e produção de Resende (RJ). A decisão foi oficializada por Roberto Cortes, seu presidente e CEO, na Suécia, durante o Innovation Day do GRUPO TRATON, do qual o executivo é também membro do conselho.

É a primeira vez no mundo que uma marca prevê desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria desses caminhões, alavancando o comprometimento de toda a cadeia de fornecedores de maneira tão integrada. Com isso, o e-Consórcio vai facilitar o acesso à tecnologia elétrica em veículos comerciais.

Lado a lado, a empresa também aprimora continuamente a tecnologia de seus modelos. Para isso desenvolveu uma solução de engenharia patenteada a partir de um projeto de arquitetura flexível que permite a rápida integração para utilização de componentes da TRATON e também de seus parceiros de aliança do Grupo. Isso demonstra a competência da VWCO no desenvolvimento de veículos elétricos e o comprometimento da marca em contribuir para a estratégia de campeão global da TRATON.

Nesse contexto, a família VW e-Delivery se expande com investigação no segmento de entrada em veículos comerciais, além de contar com os modelos de 11 e 14 toneladas. Em sua primeira exibição mundial, o caminhão-conceito VW e-Delivery de 4 toneladas já está baseado nessa configuração, assim como os demais veículos da plataforma elétrica.

“O GRUPO TRATON foi criado há pouco mais de quatro anos para transformar a indústria de transporte mundial. Desde a criação da VWCO em 1981, nós temos revolucionado o mercado de caminhões e ônibus e, com este objetivo, estamos investindo R$ 1,5 bilhão até 2021. Desta vez, nosso time construiu de forma pioneira configurações de tecnologia e de modelo de negócios que vão facilitar a introdução desses veículos elétricos no cenário de transporte mundial”, afirma Roberto Cortes.

Agência Transporta Brasil (ATB)
agencia@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS