Primeiro caminhão sem retrovisor externo da América Latina é da Mercedes-Benz e está na Fenatran

Primeiro caminhão sem retrovisor externo da América Latina é da Mercedes-Benz e está na Fenatran

MirrorCam é o nome das câmeras que substituem os espelhos retrovisores convencionais e traz melhor visibilidade ao redor do caminhão e do implemento, aumentando a segurança

Grupo Jost compra Iveco
Veloe lança vale-pedágio
Nova geração Scania já chega ao pódio dos mais vendidos

Já imaginou um caminhão sem os retrovisores convencionais? É isso mesmo que você encontra no estande da Mercedes-Benz na Fenatran 2019. Com o MirrorCam, retrovisores digitais oferecidos como item opcional para os clientes do Novo Actros, as imagens captadas externamente são exibidas, simultaneamente, em duas telas de 15 polegadas no interior da cabina, uma no lado do motorista e outra no lado do passageiro.

“Somos o primeiro fabricante de caminhões a oferecer essa opção na América Latina. Assim, estamos dando mais um passo marcante e consistente no sentido de concretizar o que imaginamos para o futuro do transporte de cargas em todo o mundo. O MirrorCam junta-se aos nossos numerosos sistemas inteligentes de assistência à condução que chegam ao mercado com o Novo Actros a partir de 2020”, diz Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.”

Fique por dentro da opinião de alguns visitantes da Fenatran sobre esse novo item que, além de outras funções oferece a “vista para manobra”, que permite otimizar o campo de visão em velocidades abaixo de 10 km/h.

Leandro Bernardi, de 52 anos, é Gaúcho e está a cinco anos trabalhando no Piauí na Alvorada Transportes, do grupo Fazenda Alvorada. Entre os 18 caminhões que ele supervisiona seis são do modelo Actros 2651 adquiridos recentemente. “Estou surpreso com tanta tecnologia que a Mercedes tem apresentado. Os caminhões da empresa que trabalho não são desses sem retrovisor, mas mesmo assim sei que esse é um modelo que veio para ficar. Essa tecnologia MirrorCam é inovadora e a Mercedes saiu na frente com essa inovação”, afirma.

Antônio Marcos de Castro, de 46 anos, é eletricista, mas apaixonado pelo universo dos caminhoneiros. “Eu pensava que esse tipo de tecnologia só ia ficar na Europa por um bom tempo, mas vi que aqui na Fenatran as coisas estão muito além do que já conhecemos”, comenta acompanhado da esposa Camila Castro, de 34 anos.

Mais destaques do Novo Actros

A partir de 2020, além do MirrorCam, o Actros será pioneiro em lançar no Brasil o ABA 5 de série, único sistema que freia automaticamente o caminhão quando identifica pedestres, veículos e obstáculos estáticos e móveis à sua frente. O Novo Actros também se torna muito mais digital, já que traz inovações em conectividade, como dois painéis digitais, espelhamento de celular via Apple CarPlay ou Android Auto e recarga sem fio.

Por Thayná Alves, especial para a Agência Transporta Brasil

COMMENTS