O Actros digital entrega ainda mais economia

O Actros digital entrega ainda mais economia

Lançamento da Mercedes-Benz promete até 12% menos consumo de diesel e R$ 6 mil no custo de manutenção, com 50% menos paradas

Mercedes-Benz presenteia dupla sertaneja com carreta Actros
Banco Mercedes-Benz reduz taxa para financiamento dos modelos da linha Actros
Caminhões Mercedes-Benz ganham taxa CDC reduzida

O novo Actros chegou. O lançamento da Mercedes-Benz para o mercado brasileiro traz a ousadia da marca para atacar o segmento dos caminhões extrapesados, onde existe uma grande briga por mercado. Com o lançamento, a marca alemã passa a contar com um dos caminhões mais modernos e bem equipados em fabricação no Brasil.

O novo Actros tem 400 quilos a menos de peso, tem painel digital, inédito no país, piloto automático preditivo, no câmbio automatizado eletrônico e novos sistemas de segurança.

Todos os modelos da nova família vêm com o ABA, que é o assistente ativo de frenagem, que conta com um radar e uma câmera de alta resolução para detectar obstáculos à frente do caminhão e determinar uma frenagem segura para evitar a colisão.

“O Actros é um caminhão que foi evoluindo a partir de indicações dos clientes. Com base em sua inteligência e eficiência, como também na soma de todos os seus recursos, o Novo Actros entregará ao cliente redução no consumo de combustível e menor TCO, que é o custo operacional total ao longo da vida útil do caminhão”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Entre as novidades para a economia no consumo destaca-se o novo câmbio totalmente automatizado G291 Powershift 3, beneficiando o melhor consumo de combustível, e o exclusivo PPC (Predictive Powertrain Control), piloto automático preditivo, que otimiza o estilo de condução do motorista. Por GPS, o PPC monitora a aceleração e a frenagem, prevê quando há subidas e descidas, faz trocas de marcha de forma inteligente, entre outras funções, o que ajuda o motorista a dirigir de forma adequada e econômica.

O piloto automático preditivo inova também no quesito segurança. “Esse sistema possibilita que o motorista faça uma viagem longa entre São Paulo e Cuiabá, por exemplo, sem precisar acelerar e frear, apenas controlando o volante”, informa Roberto Leoncini. “Este é um ganho fantástico para o condutor, porque além de maior conforto na direção, o risco de acidente na estrada diminui drasticamente. É como num avião. Ele põe o caminhão no piloto automático e fica no comando das tecnologias. É a relação homem e máquina usada para maximizar toda a eficiência na condução do veículo”.

Economia de diesel

De acordo com a Mercedes, o caminhão usa seus diversos sistemas inteligentes para potencializar a condução do veículo e a operação de transporte, visando economia e produtividade. “Com base em sua eficiência e na soma de seus recursos, o Novo Actros entregará ao cliente até 12% de redução no consumo de combustível. Além disso, o Novo Actros tem economia de até R$ 6 mil nos custos de manutenção preventiva e itens de desgaste por ano. Com maiores intervalos de manutenção, lubrificantes de alta performance e novas tecnologias, o Actros terá 50% de redução nas paradas programadas para manutenção e o tempo de revisão será otimizado em até 15%. Outra vantagem é que o Novo Actros está até 400 kg mais leve em comparação com o modelo atual, o que garante mais produtividade ao cliente”, diz Roberto Leoncini.

Três opções de motorização

O consagrado motor Mercedes-Benz OM 460 do Actros ganhou novas faixas de potência: 450 e 480 cv. Além disso, o Actros continuará com a opção do motor com maior potência de 510 cv. Os motores da marca são referência no mercado por assegurar ótima performance e baixa manutenção, oferecendo mais alternativas para que os clientes escolham a faixa de potência que melhor atenda suas demandas operacionais com economia no consumo.

A maioria das peças dos caminhões Mercedes-Benz é intercambiável entre modelos da mesma família e até com veículos de outra família. O motor OM 460, por exemplo, tem a maior parte de suas peças em comum com o consagrado OM 457 da linha Axor de extrapesados e também encontrada em ônibus rodoviários. Essa é uma grande vantagem para os clientes, pela facilidade de reposição de peças e pela familiaridade das equipes de oficina.

Além da inovadora tecnologia do piloto automático preditivo (PPC), o Novo Actros traz mais novidades que contribuem para a redução do consumo de combustível. A estratégia de troca de marchas foi ainda mais otimizada com o uso do novo câmbio totalmente automatizado G291 Powershift 3, beneficiando o melhor consumo de combustível. Sua última marcha é direta, o que o torna compatível para multicomposições de até 80 toneladas de PBTC (peso bruto total combinado), mantendo o baixo consumo de diesel.

O Novo Actros ganhou também uma melhora de aerodinâmica, resultante da arquitetura da nova cabina, o que consequentemente leva a uma economia no consumo de combustível. Além disso, os novos defletores de ar foram desenvolvidos com base na realidade brasileira, contribuindo ainda mais para o melhor desempenho do caminhão.

 

Agência Transporta Brasil na Fenatran 2019
agencia@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS