Morre na Suécia um dos pioneiros da indústria de veículos pesados no Brasil

Morre na Suécia um dos pioneiros da indústria de veículos pesados no Brasil

Tage Karlsson foi o primeiro presidente da Volvo no Brasil e presenciou o primeiro caminhão e o primeiro chassi de ônibus da marca a saírem da linha de produção no Paraná, há 40 anos

Por que o TruckPad chegou ao topo?
Emirates vai usar o maior avião do mundo para uma rota de apenas 340 km
Mercedes-Benz: ouvir as estradas deu resultado. E muito!

Um dos maiores pioneiros da indústria de caminhões e ônibus no Brasil. Assim ficou marcada a passagem de Tage Karlsson pelo Brasil. O sueco foi o primeiro presidente a comandar a operação latino-americana da Volvo, entre 1977 e 1985.

Ele morreu na Europa, devido a complicações cardíacas, esta semana, aos 93 anos de idade. Segundo a Volvo, Karlsson não foi importante somente por ter sido o primeiro presidente da empresa no Brasil, mas por ter tido papel fundamental na escolha do Brasil e na decisão do grupo sueco em investir aqui.

“Muito antes de o príncipe Bertil, da Suécia, participar da cerimônia de colocação da pedra fundamental da fábrica da Volvo, em abril de 1977, os suecos vinham gestando o projeto de uma fábrica de caminhões e ônibus da marca no País. Karlsson participou ativamente neste processo”, diz nota da empresa à imprensa.

Momentos históricos

De acordo com a Volvo, em 1972, Karlsson, que na época estava na área de planejamento de produto, veio ao Brasil pesquisar o mercado local, ao lado do também sueco Anders Levin, responsável pela área de caminhões. A viagem que fizeram para conhecer o País foi memorável. Os dois rodaram pelas estradas brasileiras em um fusca, durante três semanas, do Rio de Janeiro a Belo Horizonte, da capital mineira para São Paulo e daí para o Sul, em direção a Porto Alegre, passando por Curitiba.

A pesquisa incluía dados sobre a economia brasileira, o estado da frota de veículos comerciais, estatísticas e uma infinidade de elementos que compuseram um minucioso relatório apresentado na matriz. Para coletar informações, chegaram a parar na rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, para contar o número de caminhões que passavam, anotando marcas, capacidade de carga e o estado geral dos veículos.

O começo de uma era

Em 1977 foi assinado o contrato social que deu origem à Volvo do Brasil Veículos e Motores S/A, com sede em Curitiba, PR. Em 1979, saía das linhas de montagem o primeiro veículo da marca fabricado no país, um chassi de ônibus B58, cuja foto, com Tage Karlsson ao volante, simboliza o início da jornada da marca em terras brasileiras. No ano seguinte teve início a produção de caminhões, com o modelo N10. Em 40 anos, a unidade brasileira da Volvo já ultrapassou a marca de 300.000 veículos fabricados.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
agencia@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS