Mobileye apresenta tecnologia que reduz em 95% chance de colisão

Mobileye apresenta tecnologia que reduz em 95% chance de colisão

Tecnologia funciona como um ´terceiro olho` na condução de veículos e emite alertas visuais e sonoros, lê as placas de velocidade máxima, calcula distâncias entre veículos e prevê impactos antecipadamente

Ford vai parar de fazer caminhões no Brasil
Grupo Volvo cria área de negócios voltada ao transporte autônomo
Combustíveis alternativos da Iveco se destacam na Europa

A Mobileye – An Intel Company, fabricante de tecnologias para frotas inteligentes, também está presente da Fenatran. A empresa é desenvolvedora de uma extensa gama de dispositivos que rodam nanochips EyeQ, que possuem funcionalidades de visão artificial, machine learning, análise de dados, localização e mapeamento das estradas. O principal objetivo desses recursos e aumentar a segurança nas estradas, evitar acidentes e contribuir para melhorar a gestão de frotas.

Durante a Feira a Mobileye realizou o lançamento oficial da marca no Brasil e apresenta ao mercado a tecnologia Mobileye 630. “A Fenatran é a principal vitrine para o setor de transportes voltado ao segmento de frotas. É uma grande oportunidade para apresentarmos a tecnologia de prevenção de colisões da Mobileye”, afirma Celso Gitelman, CEO da FFTech, representante oficial e exclusivo da Mobileye, an Intel Company  no Brasil.

Instalado no painel do veículo, o visor  do Mobileye 630 emite sinais de alerta ao calcular avisando sobre potenciais riscos, entre eles: o impacto em outro veículo, o cruzamento de pedestres e ciclistas ou ainda a saída do motorista das faixas que delimitam o sentido das estradas e rodovias. Ao receber o alerta, o condutor aumenta o tempo de reação, podendo diminuir a velocidade, frear ou desviar do obstáculo.

Com capacidade para identificar formas, veículos e pedestres, além de texturas –como marcações de faixa e placas de sinalização de trânsito–, o Mobileye 630 interpreta dados internos e externos captados por meio de uma câmera instalada no para-brisa do veículo.  Essa tecnologia previne 90% dos acidentes decorrentes de falhas humanas e que causam, anualmente, 1,5 milhão de mortes e deixam 50 milhões de feridos em estradas no mundo.

Os dispositivos Mobileye 8 Connect, que prevê colisões e cria mapas de alta definição das ruas e estradas, e o Mobileye Shiled+, desenvolvido para veículos de grande porte como ônibus e caminhões, também fazem parte do portfólio que a empresa está apresentando durante o evento.

 Por Ricardo Panessa, especial para a Agência Transporta Brasil

COMMENTS