Grupo Volvo cria área de negócios voltada ao transporte autônomo

Grupo Volvo cria área de negócios voltada ao transporte autônomo

Nova área vai oferecer soluções em setores como mineração, portos e transporte entre centros de logística, complementando os atuais produtos e serviços que a Volvo já tem para estas áreas

Brasil já emplacou 46.867 caminhões em 2019
Confira como chegar à Fenatran 2019
É paixão! ‘Loucos’ por Scania mostram seu amor pela marca

O Grupo Volvo anunciou a criação de uma área de negócios para o fortalecimento de soluções em transporte autônomo. Chamada Volvo Autonomous Solutions, ela acelerará o desenvolvimento, comercialização e vendas neste segmento.

“Além de atender a uma demanda crescente em transportes, estradas cada vez mais congestionadas e grandes mudanças ambientais, a indústria precisa proporcionar soluções cada vez mais seguras, eficientes e com impacto ambiental cada vez menor”, declara Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As soluções baseadas em tecnologias de direção autônoma e conectividade adequadas para aplicações onde existe necessidade de movimentar grandes volumes de bens e materiais em rotas pré-definidas, seguindo fluxos repetitivos. Nestas situações, os veículos e máquinas autônomas podem gerar valor para clientes ao contribuir para mais flexibilidade, precisão de entrega e produtividade.

Inovando

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Grupo Volvo já demonstrou várias tecnologias em transporte autônomo. No projeto Electric Site, a manipulação de material em uma mina a céu aberto foi automatizada e eletrificada. O resultado foi um ambiente de trabalho mais seguro e uma redução de quase 40% no custo de operadores, além de um decréscimo de 98% em emissões de dióxido de carbono.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na mina de Brønnøy Kalk, na Noruega, caminhões Volvo FH autônomos estão transportando calcário em um percurso de cinco quilômetros. Outra iniciativa pioneira é um veículo autônomo, conectado e elétrico – o VERA, que fará parte de uma solução integrada para transportar bens de um centro de logística para um terminal portuário em Gotemburgo, Suécia. No Brasil, sete caminhões Volvo VM Autônomos operam na colheita de cana de açúcar, reduzindo perdas por pisoteio de mudas graças a sua grande precisão de direção.

Por Ricardo Panessa, especial para a Agência Transporta Brasil

Agência Transporta Brasil (ATB)
agencia@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS