Fras-le lança mundialmente pastilha de freio livre de cobre

Fras-le lança mundialmente pastilha de freio livre de cobre

Inovação, chamada GRN Tech, é ambientalmente correta e está pronta para atender requisitos dos clientes OEM

Implementos: pesados seguem em franca expansão
Volvo tem novo diretor comercial de ônibus no Brasil
Grupo PACCAR registra 80 anos consecutivos de lucros

Já disponível em outros mercados, a Fras-le apresenta agora no Brasil a pastilha de freio a ar GRN Tech, livre de cobre, que oferece vida útil superior aos componentes de desgaste e não agride o meio ambiente.

Embora no Brasil ainda não haja restrições legais com relação ao uso do cobre na fabricação das pastilhas de freio, com o lançamento do novo material na Fenatran, a Fras-le se antecipa à legislação norte-americana que restringe a utilização daquele componente e de outros materiais pesados, de forma gradual, até 2025. As formulações GRN Tech da empresa já estão enquadradas no Nível N de regulação, que delimita os coeficientes de metais pesados e, no caso de cobre, requer índices menores do que 0,5% do peso. É o grau máximo de exigência.

A GRN Tech é fabricada a partir de uma base de formulação altamente durável, fornecendo maior eficiência de frenagem e durabilidade do rotor e da pastilha. O produto está em fase de testes em frotas nos Estados Unidos, Europa e Brasil com resultados extremamente positivos, atendendo os mais altos requisitos e padrões de desempenho dos clientes OEM.

O desenvolvimento é resultado de anos de estudos da engenharia da Fras-le e testes intensivos em laboratórios próprios e no hub de inovações de classe mundial do Centro Tecnológico Randon (CTR).

Ricardo Panessa, especial para a Agência Transporta Brasil

COMMENTS