Eixo com transmissão elétrica é atração da Allison Transmission na Fenatran

Eixo com transmissão elétrica é atração da Allison Transmission na Fenatran

Batizado e-eixo, novo componente já equipa o caminhão canavieiro Constellation 31.280 8x4 Bitola Larga da Volkswagen, também exibido na Feira

Allison Transmission fecha parceria com fabricante argentino de maquinário agrícola
Primeiros ônibus com transmissões automáticas da Allison chegam ao RJ
Transmissão Allison é eleita na Australia

A Allison Transmission, desenvolvedora de soluções de propulsão para veículos comerciais, está mostrando na Fenatran o recém-lançado Série AXE, um sistema de eixos eletrônicos completos para caminhões médios e pesados disponíveis no mercado global.

Resultado da aquisição da divisão de sistemas de veículos elétricos da AxleTech pela Allison, o eixo eletrônico agora faz parte do portfólio de soluções de propulsão da Allison. Especialista em sistemas de transmissões totalmente automáticas para veículos comerciais, agora a empresa inova ao apresentar soluções de trens de força elétricos. A Série AXE da Allison Transmission é considerada, segundo a empresa, um dos mais eficientes e potentes sistemas já desenvolvidos para caminhões médios e pesados fornecendo alto nível de capacidade de potência, tamanho e simplicidade.

O e-eixo é composto por um sistema de transmissão elétrica que vai integrado à estrutura padrão existente nos eixos dos caminhões comerciais. Os eixos da Série AXE possuem motores elétricos, transmissão de duas velocidades, trocadores de calor e bombas. O modelo também inclui recursos eletroeletrônicos para uma completa solução de powertrain.

Os eixos da Série AXE são compostos por um ou dois motores elétricos de alta rotação e uma transmissão de múltiplas marchas, eliminando a necessidade de eixos de transmissão adicionais e estruturas de suporte. Ele se integra à estrutura padrão de quase todos os caminhões comerciais globais, facilitando o processo de instalação para veículos voltados para coleta de resíduos, fretamento e entregas urbanas.

O eixo de saída do motor duplo tem potência contínua de 536 cv (400 kilowatts) e pico de potência de 738 cv (550 kilowatts). A configuração de eixo do tipo tandem também está disponível para esses veículos. O sistema idealizado pela Allison também aproveita 100% da energia gerada nas frenagens regenerativas. A completa integração da Série AXE com caminhões médios e pesados proporciona maior eficiência e melhor potência contínua da categoria.

Por Ricardo Panessa, especial para a Agência Transporta Brasil

COMMENTS