Cummins estreia pacote de soluções integradas com novo motor X13

Cummins estreia pacote de soluções integradas com novo motor X13

Desenvolvido para caminhões acima de 45t voltados para serviços de longa distância, novo propulsor, mais leve e eficiente, já vem integrado à transmissão e ao sistema pós-tratamento

Novas condições de financiamento do Banco Mercedes-Benz
Granero compra Volkswagen
Segmento de refrigeração conta agora com empresa chinesa no Brasil

Além de sua renomada linha de motores a gás, a Cummins está apresentando na Fenatran 2019 o conceito Cummins Integrated Power , portfólio de soluções integradas que pode combinar em um mesmo “pacote” motor, transmissão, componentes, baterias e tecnologias conectadas.

O conceito Integrated Power é oferecido globalmente pela Cummins para motores entre 2.8 e 15 litros que podem ser conectados a soluções/produtos de empresas parceiras à Cummins. O objetivo é oferecer ao cliente a vantagem de adquirir uma solução integrada desenvolvida em conjunto pelas engenharias das marcas.

Entre outras novidades, a Cummins está mostrando na Feira o motor X13 Euro VI integrado com a transmissão Endurant – fruto da joint venture Cummins-Eaton – e com o sistema de pós-tratamento U Module, da Cummins Emission Solutions (CES).

O novo propulsor X13 é baseado no Cummins X12, resultando numa solução leve, compacta e eficiente. O X13 oferece potência entre 480 cv a 560 cv e torque de 2.400 a 2.600 Nm, com design moderno de bloco esculpido, adequado para caminhões acima de 45 t voltados para serviços de longa distância.

A redução de peso é devido ao fato de ser integrado à transmissão Endurant, com sistema de pós-tratamento U Module, 60% menor e 40% mais leve quando comparado aos sistemas que atendem ao mesmo nível de emissões. O U Module foi desenvolvido pela Cummins Emission Solutions (CES) para motores acima de 8.9 litros.

O formato em U, além de trazer ganhos em capacidade de carga e redução de manutenção, viabiliza a instalação do sistema de pós-tratamento na lateral do equipamento. O novo layout, com instalação bastante simplificada, é perfeitamente adequado à arquitetura dos veículos Heavy Duty.

Por Ricardo Panessa, especial para a Agência Transporta Brasil

COMMENTS