Cummins destaca novos motores a gás na Fenatran

Cummins destaca novos motores a gás na Fenatran

Desenvolvidos para equipar ônibus e caminhões, novos propulsores de 5,9 e 12 litros e potências entre 195 e 400 cavalos são mais "limpos" e eficientes

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Motores movidos a gás são as principais novidades que a Cummins está apresentando na Fenatran. A empresa, líder global no fornecimento de motores com essa tecnologia, está expondo na maior feira de transporte da América Latina sua nova linha de propulsores ISL G, desenvolvida e projetada para operar no Brasil com esta fonte de energia. No total, são sete plataformas diferentes de motores a gás para ônibus e caminhões que variam entre 5,9 e 12 litros e potências entre 195 e 400 cavalos.

A fabricante, com mais de 25 anos de experiência na fabricação de motores a gás, vem aperfeiçoando tecnologias aplicadas em veículos comerciais para oferecer alto desempenho com níveis de emissões cada vez mais baixos. Atualmente a companhia conta com mais de 5,5 mil motores circulando na América Latina e um total de 80 mil unidades operando globalmente.

A nova gama de produtos Cummins com essa tecnologia produz 90% menos emissões de NOx do que o exigido no atual padrão norte-americano da Agência de Proteção Ambiental (EPA). O motor emite 0,02 g / bhp-h, que é 90% abaixo do limite da legislação Americana (EPA). A empresa acredita no potencial dos motores a gás como alternativa de redução do impacto ambiental nos centros urbanos, onde há maior concentração de pessoas e consequentemente mais poluição.

De acordo com Luis Chain Faraj, diretor de Engenharia de Serviços da Cummins Inc. responsável pela América Latina, “no segmento de caminhões existe uma aplicação vocacional no País para o uso do gás natural, como equipamentos para coleta de lixo, por exemplo, e, eventualmente cimenteiros”. Além disso, ainda segundo o executivo, a grande maioria dos motores a gás natural fabricados pela Cummins tem um baixo consumo de combustível, o que resulta em um baixo custo de operação e consequentemente uma maior rentabilidade ao usuário final.

O motor a gás natural ISLG de 8,9 litros exposto no estande da Cummins na Fenatran é desenvolvido para aplicações de ônibus (transporte escolar ou transporte urbano) e caminhões. Com 250 cv de potência 990 Nm (a 2.200 rpm) de torque, o motor Cummins ISLG foi introduzido pela primeira vez no mercado norte-americano em junho de 2007 e foi projetado para operar com gás natural e biogás.

Ricardo Panessa, Especial para a Agência Transporta Brasil na Fenatran 2019
agencia@transportabrasil.com.br

Agência Transporta Brasil (ATB)
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