Cervejaria Ambev e VWCO em prol do futuro

Cervejaria Ambev e VWCO em prol do futuro

Empresas reafirmaram a parceria de cooperação para desenvolvimento de benchmarking em sustentabilidade utilizando os caminhões VW e-Delivery, que já estão rodando em testes

Empresas inauguram sala para caminhoneiro em posto paulista
Vendas de caminhões e ônibus crescem em agosto
Divesul é nova concessionária Volvo em Santa Maria (RS)

A Cervejaria Ambev e a VW Caminhões e Ônibus confirmaram durante a Fenatran um termo de cooperação global para o desenvolvimento de um modelo de negócio de mobilidade elétrica. A confirmação da parceria foi feita por Antonio Roberto Cortês, CEO da VW Caminhões e Ônibus durante a coletiva de abertura da Feira. O objetivo das empresas é somar forças para viabilizar a utilização da propulsão elétrica na distribuição urbana de produtos e criar um benchmarking em sustentabilidade para o mercado logístico global, contemplando a operação do caminhão VW e-Delivery e seu abastecimento por meio de fontes de energia sustentáveis.

30

Com a parceria entre Cervejaria Ambev e Volkswagen, 1.600 caminhões VW elétricos serão utilizados na distribuição de bebidas das marcas como Skol, Brahma, Antarctica e água AMA até 2023. Isso significa que mais de 1/3 da frota que atende a cervejaria será composta por veículos movidos a energia limpa, deixando de emitir mais de 30,4 mil toneladas de carbono em sua cadeia logística por ano.

“Firmar este compromisso em uma feira internacional e que traz a mobilidade sustentável como grande tema desta edição é inserir definitivamente a tecnologia da VW Caminhões e Ônibus na rota de desenvolvimento mundial e, mais do que isso, de viabilidade da aplicação elétrica”, afirmou Cortês na ocasião.

O primeiro caminhão a integrar essa frota é o VW e-Delivery, que já rodou mais de 15 mil quilômetros em testes pelas ruas brasileiras, inaugurando assim a primeira fase de testes para determinar a tecnologia mais adequada para atender as operações da Cervejaria Ambev. O modelo será recarregado com 100% de energia elétrica proveniente de fontes limpas, como eólica e solar.

Esse é o primeiro caminhão leve 100% elétrico da América Latina com zero emissão de CO2, NOX e micro particulados. A solução está alinhada à política de desenvolvimento e promoção de tecnologias limpas do Grupo Traton, do qual a VW Caminhões e Ônibus faz parte, e da Cervejaria Ambev.

A parceria é um marco na história das duas empresas. O trabalho em conjunto representa um passo importante em direção a um futuro cada vez menos dependente de combustíveis fósseis e tem por objetivo reduzir ainda mais as emissões de gases de efeito estufa na frota que atende a Cervejaria Ambev. Entre 2014 e 2017, a companhia já reduziu esse índice em 33,9%.

Por Ricardo Panessa, especial para a Agência Transporta Brasil

COMMENTS