Os 10 caminhões pesados mais vendidos do Brasil

Os 10 caminhões pesados mais vendidos do Brasil

Volvo e Scania lideram a lista dos mais vendidos, com o R450 aparecendo na segunda posição e consolidando sua participação no mercado

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Saíram os dados da Fenabrave, federação que representa os distribuidores de veículos, e os números mostram um avanço no mercado de caminhões. No acumulado do ano, até 31 de agosto, foram emplacados no Brasil 65.446 caminhões, um crescimento de 40,92% em comparação com o ano passado. O segmento de pesados representa 51,2% de todo o mercado, reforçando a importância desta categoria de caminhões.

Vamos conferir quais são os caminhões pesados mais vendidos do Brasil até agora, no acumulado do ano de 2019, com os dados da Fenabrave até 31 de agosto:

1º – Volvo FH 540

O pesado da Volvo consolidou sua liderança no mercado. Este modelo é o mais potente da linha FH com motor de 13 litros e emplacou, nos oito primeiros meses do ano, 4.490 unidades. Sua participação de mercado entre os pesados é de 13,41%.

O FH sempre foi objeto de desejo de motoristas e transportadores pelos itens que ele equipa de série, sendo muitos deles focados na segurança e no consumo de combustível. Exemplo é a ferramenta I-See, um leitor de estrada que contribui para uma direção mais econômica, e o driver coaching que indica ao motorista como dirigir de maneira segura. Suas vendas também mostram que o transportador brasileiro está preferindo caminhões com maiores potência e torque, mesmo que políticas de preço estejam colaborando para isso.

O caminhão tem motor Volvo D13, de 12,8 litros e 6 cilindros em linha com potência de 540 cv de 1.450 a 1.900 rpm e torque de 265 mkgf de 1.050 a 1.450 rpm combinado a I-Shift uma transmissão automatizada de 12 marchas, como item de série. Como opcional o modelo ainda entrega várias ferramentas de segurança ativa.

2º – Scania R450

A nova geração de caminhões Scania já aparece no segundo lugar entre os mais vendidos da categoria de pesados e também da lista geral, com todas as categorias de caminhões. Até o mês passado, o R450 emplacou 3.328 unidades, o que lhe garantiu a permanência no segundo lugar do ranking dos mais vendidos e participação de mercado de 9,94%.

Os caminhões da nova linha da Scania trazem diversas modificações, cabines novas e soluções de design para deixar a visibilidade maior e aumentar o espaço interno. O motor também está mais desenvolto e econômico graças à tecnologia XPI de injeção de combustível que de forma precisa injeta combustível sem desperdício. Outra novidade é a caixa de transmissão Opticruise que conta com o sistema lay shaft brake, de freio de eixos, solução que deixou a troca de marcha 0,4 segundos mais rápida, contribuindo para melhor performance da pressão do turbo e se traduzindo em economia de combustível. Essa versão do 450 é equipada com motor DC13, de 13 litros de 450 cv a 1.900 rpm e torque de 240 mkgf de 1.000 a 1.300 rpm.

3º – Volvo FH 460

O modelo da Volvo ganhou uma posição do mês passado para cá e agora ocupa o terceiro lugar entre os pesados mais vendidos. Ele teve, até agosto, participação de mercado de 8,57% e totalizou 2.868 unidades.

Este modelo tem os mesmos atributos tecnológicos do irmão líder de vendas. É equipado com motor D13 de 13 litros, porém de 460 cv de 1.400 a 1.900 rpm e um torque de 235 mkgf de 1.000 a 1.400 rpm também combinado a transmissão I-Shift automatizada de 12 marchas, como item de série.

4º – Mercedes-Benz Actros 2651

O pesado da Mercedes-Benz colhe o fruto das ações da marca para atender às operações rodoviárias e do agronegócio. Mas, neste mês, o Actros 2651 perdeu uma posição no ranking dos mais vendidos e figura em quarto lugar. O modelo emplacou 2.787 unidades até 31 de agosto, o que lhe rendeu 8,32% de participação de mercado.

O caminhão tem motor Mercedes OM-460 LA de 13 litros, com potência de 510 cv a 1.800 rpm e torque de 244,7 mkgf a 1.100 rpm e uma transmissão automatizada de 12 marchas, chamada PowerShift. A lista de recursos tecnológicos é de série se comprados na versão com cabine Megaspace Segurança que inclui assistente ativo de frenagem, sistema de orientação de faixa, controle de proximidade etc. Chama a atenção a pressão do turbo que pode ser visualizada através do painel de instrumentos, de onde é possível acompanhar a performance na direção e melhorar média de consumo. Esse item foi uma solicitação de clientes Mercedes-Benz.

 

5º – DAF XF 105

Consolidando seu crescimento de vendas em 2019, o DAF XF105 mantém a quinta posição entre os pesados mais vendidos até agosto deste ano. O caminhão teve 5,51% de participação de mercado e totalizou 1.845 emplacamentos.

O DAF XF105 atende está disponível as opções de motorização de 410 cv, 460 cv e 510 cv – sendo esta a mais vendida. Há ainda uma versão off-road com PBTC de 91 t do XF 105, porém com potência de 520 cv.

O XF 105 entrega de série banco com suspensão pneumática, ar-condicionado, preparação para climatizador, e controle automático de temperatura (ATC), além de opções de acabamento do painel de instrumentos. Há ainda os retrovisores bipartidos com ajustes elétricos e desembaçador térmico e DAF Night Lock (trava mecânica de segurança), entre outros.

Na sua versão mais popular o motor é o PaccarMX 13, de 13 litros e 6 cilindros em linha, de 510 cv de 1.500 a 1.900 rpm de potência e 255 mkgf de 1.050 a 1.410 rpm de torque, combinado a transmissão ZF AS-Tronic, automatizada de 12 velocidades.

6º – Scania R500

Mais um representante da nova geração da Scania, este caminhão começa a galgar posições na lista dos mais vendidos.O R500 teve, até o final de agosto, 1.690 emplacamentos, que representam 5,05% de participação de mercado.

Mais potente e versátil que seu irmão menor, o R450, este modelo tem sido largamente procurado por transportadores de grãos e outras especialidades do agronegócio. A configuração mais vendida é a 6×4 para trabalhar com composições tipo bitrem e bitrenzão. O motor e as configurações de cabine seguem o padrão da nova geração Scania.

7º – Mercedes-Benz Axor 2544

Esse caminhão, assim como o Actros, ganhou notoriedade ao longo dos anos, muito em razão das melhorias que teve desde o seu lançamento, em 2005. Seu resultado em 2019, até agosto, foi de 1.042 emplacamentos, com 3,11% de participação de mercado. As mais recentes novidades chegaram em 2018 quando o modelo recebeu climatizador mais compacto, porém com melhor distribuição de ar, túnel do motor rebaixado, aumentando o espaço a bordo da cabine e novo painel de instrumentos, de melhor visualização e com a vantagem de acompanhar a pressão do turbo, ajudando na economia de combustível. A transmissão MB 281, automatizada, é de 12 marchas e trabalha em harmonia com o motor OM-457 LA de 6 cilindros, que desenvolve 439 cv a 1.900 rpm com torque de 224 mkgf a 1.110 rpm. No quesito segurança o modelo conta com Hill Start Aid sistema de partida em rampa e o ASR sistema de controle de tração, por exemplo.

 

8º – Mercedes-Benz Axor 2546

Mais um representante da Mercedes-Benz no ranking, o Axor 2546 é a versão abaixo do líder de vendas da marca da estrela e também tem tido crescimento de vendas devido ao novo posicionamento de produto e atendimento às necessidades das cargas industriais e do agronegócio.

De janeiro a agosto de 2019, o Actros 2546 ficou em 8º no ranking dos caminhões pesados mais vendidos do Brasil, com 1.037 unidades emplacadas e 3,10% de participação de mercado.

9º – Mercedes-Benz Axor 3344

O Axor 3344 é voltado para atividades fora de estrada, sendo sucesso de vendas nos segmentos canavieiro e madeireiro e também nos canteiros de obras. No período, este caminhão teve 1.020 emplacamentos, com 3,05% de participação do mercado.

Lançado em 2005 nas versões P (plataforma), K (caçamba) e S (cavalo mecânico), o caminhão ganhou notoriedade na configuração rígida, mas ao longo dos anos vem conquistando clientes com a versão cavalo mecânico. Essa versatilidade o torna o único fora de estrada posicionado entre os 10 caminhões mais vendidos.  O seu motor é o MB OM-457 de 12 litros, com potência de 439 cv a 1.900 rpm e torque de 224 mkgf a 1.100 rpm. A transmissão é a MB G-330, de 12 marchas automatizada, mas ainda há a opção da caixa MB G-240 de 16 velocidades semiautomatizada. Vai depender do tipo de atividade que o brutão for encarar.

10º – Volkswagen Constellation 19.360

O décimo colocado com 816 unidades emplacadas e 2,44% de mercado é o Constellation 19.360, caminhão indicado para aplicações do tipo carga seca, furgão, contêiner, basculante, cegonheiro, sider, tanque de três eixos, entre outras composições de semirreboques com até três eixos convencionais, com peso bruto total combinado (PBTC) de até 45 t. Sua motorização é o Cummins ISL de 360 cv de potência e 165,7 mkgf de torque. A transmissão pode ser manual ZF 16S 1585 TD ou automatizada V-Tronic ZF 16AS 2230 TD com o sistema Easy Start, que auxilia a partida do caminhão em rampa.

Agência Transporta Brasil (ATB)
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