Delivery elétrico já poupou mais de 3 mil litros de diesel

Delivery elétrico já poupou mais de 3 mil litros de diesel

Caminhão 100% elétrico da Volkswagen, em testes na operação de distribuição de bebidas para a Ambev, mostra um ano de resultados e viabilidade do conceito

Scania R 450 é 10% mais econômico em relação ao R 440
PACCAR Parts expande portfólio
Petronas investe em conhecimento para uma maior rentabilidade

Os caminhões elétricos vêm aí! Pelo menos na frota de distribuição da Ambev, maior fabricante de bebidas do mundo. A parceria da empresa com a Volkswagen Caminhões e Ônibus para testar a viabilidade deste conceito para o transporte de cargas completou um ano e está dando frutos.

Em 2018, a VW anunciou que a Ambev tem a intenção de compor sua frota com pelo menos 1,6 mil unidades do caminhão Delivery elétrico da marca até 2023 e os testes foram iniciados. O termo de cooperação global trouxe o projeto de desenvolvimento de um modelo de negócio com base na mobilidade elétrica, o que deu à luz o e-Delivery.

Números robustos

Até agora, o caminhão elétrico da VW, que roda com motor Weg 100% elétrico, já percorreu 15 mil quilômetros em testes de engenharia e condições reais de operação em São Paulo, fazendo a distribuição das bebidas da Ambev. Entre os resultados está a não emissão de mais de 11 toneladas de dióxido de carbono e a economia de mais de 3 mil litros de diesel, somente para um veículo.

Segundo a VW, o caminhão é recarregado somente com energia elétrica proveniente de fontes limpas, como eólica e solar e 43% da energia do camimnhão provém do próprio sistema regenerativo de freios do veículo.

“Os resultados dessa primeira etapa de testes em condições reais de distribuição numa metrópole como São Paulo superaram as nossas expectativas. E provaram que a tecnologia da VW Caminhões e Ônibus está na rota de desenvolvimento mundial e, mais do que isso, de viabilidade da aplicação elétrica junto com a Cervejaria Ambev. Graças à nossa parceria, que já dura mais de vinte anos, fomos os primeiros a desenvolver veículos vocacionais para distribuição de bebidas. E agora, mais uma vez, saímos juntos na frente, tornando a era elétrica uma realidade”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

“Ficamos muito felizes com os resultados que vimos até agora. O caminhão elétrico tem mostrado uma performance muito boa e, mais importante, um potencial muito grande de impacto positivo sobre o meio ambiente”, afirma Bernardo Adão, gerente de sustentabilidade e logística da Cervejaria Ambev. “Nosso maior objetivo é contribuir para a construção de um legado sustentável para as próximas gerações e a parceria com a Volkswagen nesse projeto é fundamental para chegarmos lá” conclui o executivo.

e-Delivery e Ambev

O e-Delivery é o primeiro caminhão leve 100% elétrico da América Latina com zero emissão de CO2, NOX e material particulado. A solução está alinhada à política de desenvolvimento e promoção de tecnologias limpas do Grupo TRATON, do qual a VW Caminhões e Ônibus faz parte, e da Cervejaria Ambev.

Com a parceria entre Cervejaria Ambev e Volkswagen, 1.600 caminhões VW elétricos serão utilizados na distribuição de bebidas até 2023. Isso significa que mais de 1/3 da frota que atende a cervejaria será composta por veículos movidos a energia limpa, deixando de emitir mais de 30,4 mil toneladas de carbono em sua cadeia logística por ano.

Agência Transporta Brasil (ATB)
agencia@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS