Entregas elétricas nos supermercados com o Actros

Entregas elétricas nos supermercados com o Actros

Mercedes iniciou testes com o eActros, caminhão elétrico em versões de 18 e 25 toneladas, em clientes na Suíça

Lei do motorista pode atrasar escoamento da safra, afirmam produtores
Randon lança novo graneleiro Linha R
Raízen inicia 2º Rodeio de Caminhões em Paulínia (SP)

O eActros, versão elétrica do caminhão pesado da Mercedes-Benz, já é uma realidade. Com autonomia de até 200 quilômetros, o veículo está em testes em alguns clientes na Suíça, em versões de 18 e 25 toneladas.

A entrega oficial dos caminhões elétricos aconteceu no mês passado e os novos veículos fazem parte da “Frota de Inovação” da Mercedes-Benz Trucks.

Dois motores e um baita torque

O Actros elétrico tem a base da estrutura de seu irmão a diesel, mas, a arquitetura teve que ser configurada para o sistema de propulsão elétrica. Segundo a Mercedes, o novo caminhão tem alta proporção de componentes específicos. O Actros recebeu dois motores elétricos nos cubos de roda do eixo traseiro e eles são os responsáveis pela tração. Esses motores geram, cada um, uma potência de 126 kW, com torque máximo individual de 485 Nm. O sistema de reduções de engrenagem converte esse torque para impressionantes 11.000 Nm cada, resultando no desempenho de um caminhão pesado a diesel.

As baterias que alimentam o eActros são de íons de lítio com capacidade de 240 kW e garantem, segundo a Mercedes, uma autonomia de até 20 quilômetros. As baterias podem ser recarregadas totalmente em duas horas.

Entregas elétricas

Na cidade de Zurique, na Suíça, um dos testes com o Actros elétricos acontece na empresa Migros, dona de uma rede de supermercados. O caminhão realiza o abastecimento das unidades no centro da cidade a partir do Centro de Distribuição que fica nos arredores. As rotas apresentam vários desafios topográficos ao veículo, especialmente terrenos montanhosos. Para atender à demanda da Migros, o eActros recebeu uma carroçaria baú com opção de refrigeração, podendo transportar pallets.

“Com o eActros da Mercedes-Benz, faremos o abastecimento das unidades de nosso supermercado de Zurique de maneira livre de emissões – um marco de progresso alinhado com o espírito de nossa filosofia corporativa, que se caracteriza pelo senso de responsabilidade social, ecológica e econômica”, ressalta Marco Grob, chefe de Logística de Transporte da Migros em Zurique.

Leonardo Andrade – Agência Transporta Brasil
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS