Chile vai receber mais 120 novos ônibus Volvo e Marcopolo

Chile vai receber mais 120 novos ônibus Volvo e Marcopolo

Sistema de transporte público da capital Santiago, rebatizado de Red Mobilidad, vai receber as unidades de ônibus brasileiros em sua nova configuração

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O sistema de transporte público de Santiago, no Chile, está renovado. Em março ele foi rebatizado de Transantiago para Red Mobilidade e acaba de receber 120 novos ônibus para a operação urbana.

Os ônibus têm chassis fabricados pela Volvo e são encarroçados pela Marcopolo. O modelo é Torino Low Entry, com 13.200mm de comprimento, e incorpora tecnologia Euro 6, com 66% menos material particulado e 80% menos NOx do que os atuais veículos em operação.

Território Volvo

“Temos forte presença em Santiago. Quando o sistema integrado de ônibus foi criado, em 2005, a Volvo foi a maior fornecedora de veículos. Nossos ônibus ajudaram a cidade a dar um salto na melhoria da mobilidade urbana, com benefícios que são sentidos até hoje”, assegura Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.

Ao todo, são 2.800 ônibus Volvo em operação em Santiago, mais de 40% da frota total da cidade, que é de 6.700. “A exemplo de outras cidades com sistema de transporte planejado, somos marca líder em chassis de grande capacidade também em Santiago”, argumenta Alexandre Selski, diretor de vendas estratégicas da Volvo Buses na América Latina. As novas entregas são todas para a Subus, um dos maiores operadores de ônibus da cidade, com frota de mais de 1.300 veículos. Os veículos receberam carroceria Marcopolo, modelo Torino piso baixo.

Os chassis Volvo B8R, que no Brasil tem a nomenclatura B250R, é equipado com freios eletrônicos a disco, suspensão eletrônica, sistema de gerenciamento conectado de frotas Volvo, o Fleet Management e com o já famoso controle de velocidade eletrônico programado.

Cliente importante

Desde o final de 2018, o Chile foi destino de cerca de 500 unidades de ônibus Marcopolo exportados e o novo negócio amplia a presença da empresa no mercado da América do Sul. Os novos Torinos chileno têm transmissão automática e sistemas de conforto e segurança pra o motorista e passageiros, como sistema de ar-condicionado, tomadas USB, tubos e pega-mãos para os passageiros em aço inox, vidros colados e preparação para instalação de todos os equipamentos de gestão de frota utilizados no Red Mobilidad.

Leonardo Andrade – Agência Transporta Brasil – ATB
leodoca@transportabrasil.com.br

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