VW Caminhões e Ônibus entra para o Logística Verde Brasil

VW Caminhões e Ônibus entra para o Logística Verde Brasil

Programa tem ações para reduzir em mais de 65% as emissões de CO2 no transporte dentro das unidades industriais da empresa

Andamos no novo Iveco Hi-Road
Implementos em ritmo de recuperação
PACCAR Parts expande portfólio

A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de entrar para o Programa Logística Verde Brasil (PLVB). A iniciativa tem como objetivo promover ações de sustentabilidade na indústria e gera um compromisso da empresa com maior eficiência e novos paradigmas na produção.

Para isso, a VWCO desenvolveu um programa que otimiza o uso de equipamentos e reduz a emissão de CO2 dentro da fábrica. O projeto foi batizado de Drop & Hook e substituiu três carretas por um cavalo mecânico Constellation 19.330, no qual o engate e desengate ocorre de forma automática e rápida, possibilitando assim maior velocidade nas entregas de materiais, ganhos de produtividade, redução no consumo de combustível e nas emissões de poluentes.

“Projetos como o Drop & Hook ratificam o empenho da VWCO em se tornar uma empresa cada vez mais sustentável. Além de fazer o bem para o meio ambiente, investimentos como esse elevam as oportunidades do negócio como um todo. Um exemplo é a adesão ao Programa Logística Verde Brasil”, afirma Adilson Dezoto, vice-presidente de Produção e Logística da VWCO.

Engenhosidade a serviço da racionalidade

O veículo escolhido para a operação conta com uma cabine modificada, com porta de acesso traseira e quinta roda automatizada o que possibilita a troca rápida da carreta, contribuindo no aumento da eficiência. No geral, o custo total deste transporte ficou 60% menor, registrando uma economia de mais de 65% apenas com o gasto de combustível. As vantagens também se constatam em relação à emissão de poluentes, em que se observa uma diminuição de 67% com a otimização das rotas.

Esses resultados credenciaram o projeto para fase de ampliação: a solução agora também é aplicada para atender às atividades de retorno de embalagens, que atuava com dois veículos dedicados. Nesta nova rota, a partir da implementação do veículo Drop & Hook, os custos de movimentação interna e emissão de poluentes foram reduzidos aproximadamente em 40%.

“O objetivo agora é aprimorar nossos conhecimentos juntamente com os integrantes do PLVB, assim como aumentar os investimentos nesse campo para expandir projetos como esse para toda a nossa operação”, detalha o vice-presidente.

Agência Transporta Brasil (ATB)
agencia@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS