União Europeia aprova novas regras para cabines de caminhões

União Europeia aprova novas regras para cabines de caminhões

A partir de 2020 os habitáculos de caminhões europeus serão mais seguros e eficientes, podendo até ser maiores

Tem caminhão VW sem Arla nos bitrucks
Volvo inicia vendas de elétricos lá fora
DAF Caminhões fortalece pós-venda no Brasil

Com a aprovação dos 28 países que compõem a União Europeia (UE), as cabines dos caminhões podem mudar um pouco a partir de 2020. A medida foi descrita por Razvan Cuc, ministro romeno dos transportes como “boa notícia para os usuários das vias públicas.”

O objetivo da medida é aumentar a segurança de pedestres e ciclistas, sobretudo em vias urbanas, e melhorar o consumo de combustível no intuito de reduzir as emissões de poluentes. Com a nova proposta cujo prazo para regulamentação é até novembro deste ano, também poderá trazer mais conforto a bordo para o motorista, já que se preciso for, os caminhões podem ser maiores, mas apenas para acomodar cabines mais arredondadas e alongadas, eliminando qualquer alteração que envolva mais capacidade de carga.

Melhor vida a bordo

Na proposta, além de melhorar a vida a bordo, estima-se que as novas cabines possam trazer até 10% de economia de consumo, graças a uma melhoria na aerodinâmica.

O outro grande ponto a favor com a nova regra é aumentar a faixa de visão para os motoristas, reduzindo o máximo possível os pontos cegos. Os cálculos da União Europeia é que, com o novo desenho dos habitáculos, 500 mortes possam ser evitadas, assim como lesões em caso de acidentes envolvendo caminhões.

Agência Transporta Brasil (ATB)
redacao@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS