Nova Geração Scania mostra a que veio

Nova Geração Scania mostra a que veio

Caminhões, entregues desde o começo do ano, já mostram resultados em economia e satisfação dos motoristas. Tora Transportes comprou 180 unidades e tem motivos para recomendar a Scania. O mercado brasileiro tem oito mil motivos

Aracaju recebe ônibus Neobus
Meritor inicia temporada de treinamentos para mecânicos e frotistas
Tabela de fretes em xeque: risco de nova greve?

A Scania está colhendo os frutos da grande safra que plantou ano passado. O trabalho para preparar a nova fábrica modular de caminhões foi grande. A produção da Nova Geração começou e as primeiras unidades foram entregues já em janeiro e você acompanhou aqui na ATB.

Agora, os clientes que fizeram grandes e pequenas compras estão recebendo os novos caminhões. Eles já estão em operação há alguns meses, mostrando resultados. A Tora Transportes, de Minas Gerais, comprou 180 unidades, em negócio fechado com valor total de R$ 79 milhões. E a Scania já vendei OITO MIL unidades da Nova Geração em 2019.

Transportadora conectada

A empresa, com sede em Contagem, é especializada no segmento siderúrgico. E também em cargas lotação e aduaneiras para todo o Brasil. Comprou este grande lote de Scania, nos modelos R450 e R500, para renovar sua frota. Mas os caminhões não vieram sozinhos.

Os serviços conectados da fabricante casaram perfeitamente com a nova postura da Tora. A empresa criou este ano a Tora Digital, sua startup de logística que contratou o TruckPad, plataforma de marketplace para os caminhoneiros no Brasil, para formar a primeira transportadora digital do Brasil.

Com isso, a Tora gerencia a contratação de mais de 2500 caminhoneiros autônomos todo mês por meio do sistema do TruckPad. Tudo é rápido e digital. E feito para economizar tempo e dinheiro e tornar as coisas mais controladas e controláveis.

E, além da contratação dos motoristas ser digital, agora, os caminhões também são. A Tora comprou o lote de Scania Nova Geração com os pacotes completos de conectividade, gestão de frota e TMA. O que seria o TMA?

Um “alfaiate” de aplicações

Taylor Made for Application, ou, Aplicações feitas Sob Medida, é o serviço que a Scania tem para seus clientes. O caminhão, conectado e com um cérebro eletrônico, coleta e envia os dados de sua rodagem, do comportamento do motorista, do desempenho dos sistemas, da localização e de vários outros parâmetros. Desde 2016 a Scania oferece os serviços conectados, incluindo as manutenções flexíveis e programadas, mas, agora o serviço foi a outro nível.

Com o TMA, a Scania disponibiliza um gestor de frota dedicado à Tora, um consultor Scania trabalhando somente para gerenciar e analisar os dados da frota da empresa. “Com isso, nós, que já fazíamos bons resultados com a frota, chegamos a uma economia de até 13%, se contarmos o diesel, a disponibilidade dos caminhões e os custos de manutenção. O gestor da Scania nos dá todas as informações e dados dos caminhões para tomarmos nossas decisões no dia a dia”, conta Pedro Estrugiaki, diretor de Operações da Tora Transportes.

Sucesso de vendas

A Scania comemora a boa receptividade da nova geração no mercado. Até agora, com 8 mil caminhões vendidos, a nova linha anima a fabricante. “A Nova Geração de caminhões Scania vem comprovando sua principal promessa, uma economia de combustível até 12% em comparação com a geração anterior. Os clientes já estão informando seus excelentes resultados com apenas cinco meses de uso, pois as entregas começaram em fevereiro. Ou seja, haverá ainda mais evolução do desempenho”, afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil. “Estamos surpreendendo os clientes com a ‘Máquina dos Sonhos’ e as demais soluções da marca. Cada vez mais a rentabilidade fará a diferença na gestão do transporte.”

Na Tora, os caminhões novos já projetam redução nos custos com serviços na Scania.A transportadora contratou as principais opções oferecidas, a conectividade por meio do Desempenho, o pacote mais completo, o Programa de Manutenção com Planos Flexíveis, o recém-lançado PMS Fleet Care (com gestor de frota dedicado para a empresa), os Serviços Dedicados – estrutura da Casa Scania Itaipu dentro das instalações do cliente – e Driver Services (treinamento).

“Essa negociação foi fechada, com uma participação muito decisória, pelo diferencial dos resultados obtidos pelos nossos serviços A Tora Transportes e a Scania estão desenvolvendo uma verdadeira parceria sedimentada em um trabalho muito bem executado pela Casa Itaipu”, afirma Gustavo Andrade, gerente de Portfólio de Serviços da Scania no Brasil. “Ver o quanto estamos impactando positivamente na operação mais otimizada da Tora nos motiva todos os dias a inovar sempre. Cada centavo economizado pelo cliente por meio dos serviços é valorizado pelas nossas incansáveis equipes.”

“Estamos muito satisfeitos com os serviços da Scania. Com a chegada da Nova Geração de caminhões, a marca nos convida para ir além, fazer um outro tipo de gestão do transporte. Os serviços também evoluiram. Por isso, resolvemos adquirir a solução mais completa, pois comprovamos a real eficiência e o aumento da disponibilidade da frota. Nossa expectativa é reduzir em 3% nossos custos gerais já em 2019”, afirma Pedro Estrugiaki, diretor de Operações da Tora Transportes.

Leonardo Andrade – Editor-chefe da Agência Transporta Brasil
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS