Protótipo de cápsula de transporte ultraveloz ‘estacionará’ em evento em SP

Protótipo de cápsula de transporte ultraveloz ‘estacionará’ em evento em SP

O Parque Tecnológico de SP (USP) receberá em maio a 4ª edição do Frotas Conectadas, evento que busca mostrar a ligação harmônica entre diferentes modais para obter sustentabilidade e lucro

S-Way: o pesado do futuro da Iveco
Frotas Conectadas mostra a nova cara dos negócios digitais
Caminhão conectado é dinheiro no bolso

Imagine uma viagem de centenas de quilômetros de distância. Com certeza você não pensou somente no percurso, mas também no tempo que uma viagem grande destas leva. E a maneira como algumas pessoas imaginam vencer trechos tão longo mais rapidamente tem levado o transporte a evoluir de maneira tão ágil quanto.

O Parque Tecnológico de SP (USP) receberá entre os dias 21 e 22 de maio a 4ª edição do Frotas Conectadas. O evento tem como missão mostrar a ligação harmônica entre diferentes modais em busca de um modelo sustentável e lucrativo de logística e mobilidade. E a edição de 2019 terá uma palestra da Hyperloop Transportation Technologies, empresa pioneira no mundo por desenvolver o revolucionário modal de transportes idealizado por Elon Musk (dono da TESLA Motors).

“O evento propicia o ambiente ideal para o encontro das indústrias automotivas e do transporte com provedores de tecnologia e usuários para debater e entender a nova realidade da mobilidade e do transporte de cargas e passageiros do Brasil”, explica Carlos Mira, presidente da TruckPad, empresa idealizadora do evento e que criou o aplicativo que liga o caminhoneiro à carga.

Uma nova maneira de viajar

Já em fase de implementação em diversos lugares ao redor do mundo, a empresa trará ao Brasil uma cápsula protótipo do Hyperloop TT. A cápsula de transporte deverá atingir velocidades de até 1.223 km/h. Isso é possível pois a cápsula flutuará por um tubo sobre um fluxo constante de ar pressurizado, transformando o tempo de viagem de horas para minutos. Veja um exemplo:

As instalações deste sistema já começaram a ser construídas em Toulouse, França, e contemplam um circuito com cerca de 5km. A primeira cápsula rodará ainda este ano e o Hyperloop totalmente funcional deverá estar pronto no início de 2020.

Mobilidade e logística

Temas como “As frotas que vão transformar o Last Mile e o e-commerce brasileiro” e o emprego de novas tecnologias em empresas tradicionais de transporte serão debatidos, assim como o uso de bicicletas no transporte de cargas e outros assuntos pertinentes à mobilidade e às soluções digitais que os novos tempos oferecem.

“O objetivo é tratar não só das tendências que definirão as futuras operações, mas também esmiuçar o novo momento pelo qual passa o setor de transporte no Brasil e no mundo, com a internet das coisas conectando tudo e todos e abrindo oportunidades para ganhos de eficiência e competitividade. Neste evento, reuniremos profissionais de diversos setores da indústria automobilística, veículos autônomos, elétricos, conectados, compartilhados, blockchain, bitcoin, inovação e startups na área de tecnologia e operadores do transporte e logística”, diz Ricardo Altmann, um dos curadores do conteúdo do evento.

Serviço:
4º Frotas Conectadas
Dias 21 e 22 e maio de 2019
A partir das 9h
Onde: Parque Tecnológico de SP (USP)
Av. Escola Politécnica, 82 – Jaguaré – São Paulo – SP
Ingressos (1º lote com 50% de desconto) e mais informações: www.frotasconectadas.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

Próxima publicação

COMMENTS