Protótipo de cápsula de transporte ultraveloz ‘estacionará’ em evento em SP

Protótipo de cápsula de transporte ultraveloz ‘estacionará’ em evento em SP

O Parque Tecnológico de SP (USP) receberá em maio a 4ª edição do Frotas Conectadas, evento que busca mostrar a ligação harmônica entre diferentes modais para obter sustentabilidade e lucro

Caminhão conectado é dinheiro no bolso
Uber Freight, caminhões elétricos e frotas conectadas: Programa Transporta Brasil podcast#2
S-Way: o pesado do futuro da Iveco

Imagine uma viagem de centenas de quilômetros de distância. Com certeza você não pensou somente no percurso, mas também no tempo que uma viagem grande destas leva. E a maneira como algumas pessoas imaginam vencer trechos tão longo mais rapidamente tem levado o transporte a evoluir de maneira tão ágil quanto.

O Parque Tecnológico de SP (USP) receberá entre os dias 21 e 22 de maio a 4ª edição do Frotas Conectadas. O evento tem como missão mostrar a ligação harmônica entre diferentes modais em busca de um modelo sustentável e lucrativo de logística e mobilidade. E a edição de 2019 terá uma palestra da Hyperloop Transportation Technologies, empresa pioneira no mundo por desenvolver o revolucionário modal de transportes idealizado por Elon Musk (dono da TESLA Motors).

“O evento propicia o ambiente ideal para o encontro das indústrias automotivas e do transporte com provedores de tecnologia e usuários para debater e entender a nova realidade da mobilidade e do transporte de cargas e passageiros do Brasil”, explica Carlos Mira, presidente da TruckPad, empresa idealizadora do evento e que criou o aplicativo que liga o caminhoneiro à carga.

Uma nova maneira de viajar

Já em fase de implementação em diversos lugares ao redor do mundo, a empresa trará ao Brasil uma cápsula protótipo do Hyperloop TT. A cápsula de transporte deverá atingir velocidades de até 1.223 km/h. Isso é possível pois a cápsula flutuará por um tubo sobre um fluxo constante de ar pressurizado, transformando o tempo de viagem de horas para minutos. Veja um exemplo:

As instalações deste sistema já começaram a ser construídas em Toulouse, França, e contemplam um circuito com cerca de 5km. A primeira cápsula rodará ainda este ano e o Hyperloop totalmente funcional deverá estar pronto no início de 2020.

Mobilidade e logística

Temas como “As frotas que vão transformar o Last Mile e o e-commerce brasileiro” e o emprego de novas tecnologias em empresas tradicionais de transporte serão debatidos, assim como o uso de bicicletas no transporte de cargas e outros assuntos pertinentes à mobilidade e às soluções digitais que os novos tempos oferecem.

“O objetivo é tratar não só das tendências que definirão as futuras operações, mas também esmiuçar o novo momento pelo qual passa o setor de transporte no Brasil e no mundo, com a internet das coisas conectando tudo e todos e abrindo oportunidades para ganhos de eficiência e competitividade. Neste evento, reuniremos profissionais de diversos setores da indústria automobilística, veículos autônomos, elétricos, conectados, compartilhados, blockchain, bitcoin, inovação e startups na área de tecnologia e operadores do transporte e logística”, diz Ricardo Altmann, um dos curadores do conteúdo do evento.

Serviço:
4º Frotas Conectadas
Dias 21 e 22 e maio de 2019
A partir das 9h
Onde: Parque Tecnológico de SP (USP)
Av. Escola Politécnica, 82 – Jaguaré – São Paulo – SP
Ingressos (1º lote com 50% de desconto) e mais informações: www.frotasconectadas.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS