Ônibus Volvo ocupam Curitiba

Ônibus Volvo ocupam Curitiba

Fabricante entrega 65 novos veículos à capital paranaense, com conexão e tecnologia de segurança, grande capacidade e redução de 50% nos acidentes

Os campeões de audiência
Mercedes-Benz Accelo já está à venda com câmbio automatizado
VWCO tem crescimento importante em pesados

A Volvo fez seu movimento no transporte público de Curitiba (PR). A fabricante entregou esta semana um total de 65 novos ônibus para o sistema da capital paranaense, ocupando um espaço na disputa com outros fabricantes.

Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America, e Rafael Greca, prefeito de Curitiba

São 25 novos biarticulados, que atenderão o serviço do Ligeirão Eixo Norte, junto com 24 articulados e 16 convencionais.

Segurança inteligente

Os novos ônibus são equipados com o sistema de Controle Automático de Velocidade, desenvolvido pela Volvo. O serviço usa o GPS para identificar áreas de risco e reduz automaticamente a velocidade dos ônibus. Quando o veículo passa por escolas, hospitais, terminais ou outras áreas críticas, a programação do sistema faz com que ele fique limitado à velocidade selecionada pelo gestor da operação.

Com isso, mesmo que o motorista tente acelerar, nesses pontos identificados pela “cerca eletrônica”, o ônibus não vai passar da velocidade programada. “Introduzimos esse recurso exclusivo da marca nos biarticulados Volvo entregues no começo de 2018 e os resultados têm sido muito bons. No eixo norte do BRT, onde estes veículos circulam, em um ano houve redução de 50% nas colisões com automóveis”, assegura André Trombini, diretor de estratégia de negócios e produtos da Volvo Buses na América Latina.

Alta demanda

Todos os dias, 1,3 milhão de passageiros usam os ônibus da grande Curitiba. Os sistemas de BRT ajudam a atender à alta demanda e o exemplo da capital do Paraná é uma referência. “Curitiba é a sede da Volvo na América Latina. Há 40 anos produzimos aqui o primeiro veículo da marca no Brasil, um chassi de ônibus. Desde então, estamos ajudando a cidade a aprimorar cada vez mais o seu sistema de transportes com veículos de alta capacidade, eficiência, segurança e baixo impacto ambiental. Estamos muito honrados em termos sido novamente escolhidos como o principal fornecedor de ônibus pesados pelas empresas que operam o transporte coletivo da cidade”, declara Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin América.

Leonardo Andrade, Editor-chefe da Agência Transporta Brasil
leodoca@transportabrasil.com.br

 

Próxima publicação
Publicação anterior

COMMENTS