MB Atego tem nova transmissão Ecomid da ZF

MB Atego tem nova transmissão Ecomid da ZF

Nova caixa manual de 9 velocidades chega a dois modelos da Mercedes-Benz

Fiat Toro 2020 chega com novas versões de entrada
TV Transporta Brasil: um “Mercedinho” automatizado
Implementos acompanham recuperação de caminhões

Os modelos semipesados da Mercedes-Benz Atego 2430 e 3030 8×2 acabam de ganhar nova transmissão da ZF. Eles equipam as novas caixas manuais de nove velocidades Ecomid, desenvolvidas na Europa e fabricadas em Sorocaba, no interior de São Paulo. Os caminhões terão também, a partir de agora, conjunto de embreagem 395mm push-type.

Escolha estratégica

A Ecomid é uma transmissão ZF já bastante utilizada no mercado brasileiro e, segundo o diretor executivo de vendas para veículos comerciais e industriais da ZF América do Sul, Silvio Furtado, é a mais indicada para atender às operações de fornecimento para a Mercedes-Benz, já que os Atego exigem muita força e confiabilidade nas transmissões. “A Ecomid oferece aos modelos da Mercedes-Benz vantagens relacionadas ao conforto do motorista e, principalmente, à economia de combustível e resistência”, diz o executivo.

De acordo com a ZF, a transmissão Ecomid tem sistema de engate servo-assistido, que reduz o esforço de engate para o motorista em 30%. Além disso, o fabricante destaca que a caixa tem menor peso, nove marchas e relação direta entre as marchas, o que permite que o motorista trabalhe sempre na faixa econômica de rotação, ajudando na economia de combustível.

Caixa consagrada

A versão atual da transmissão manual Ecomid da ZF foi projetada para caminhões médios e, em todo o mundo, já foi montada em 870 mil veículos. Ela tem capacidade de rotque de até 1.300 Nm e Peso Bruto Total Combinado Máximo de 36 toneladas.

Uma característica da Ecomid é a marcha crawler, de arranque potente, além de sistema pneumático de trocas de marchas. Além do Brasil, este produto da ZF também é fabricado em Bouthéon, França, para atender a todo o mercado Europeu, Pune (Índia) e Naberezhnye Chelny (Rússia). Nessas localidades, a Ecomid é adaptada aos requisitos individuais de cada mercado, de acordo com o princípio design-to-market e são produzidos para os respectivos mercados locais.

Agência Transporta Brasil (ATB)
redacao@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS