Frotas Conectadas mostra a nova cara dos negócios digitais

Em sua 4ª edição, o evento reuniu importantes players que trouxeram resultados inovadores para o transporte e logística

Ônibus protagonizam as vendas da última semana
Volksbus na rota do socioassistencial
Volvo também vende peças na web

Mais do que trocar experiências, a edição deste ano do Frotas Conectadas, importante evento de tecnologia para a mobilidade, reuniu mais de 500 profissionais que tiveram a oportunidade de conhecer novos cases de empresas de tecnologia e startups que estão dando uma nova cara ao transporte, independente do modal.

Na área de transporte público, por exemplo, a BYD e a Eletra mostraram suas soluções de mobilidade elétrica que hoje são técnica e economicamente viáveis e que colaboram para minimizar o impacto ambiental das fontes sujas de energia, como os combustíveis fósseis. Vale lembrar que a Eletra é uma empresa brasileira e a chinesa BYD, apesar de estar há pouco tempo no Brasil, hoje conta com mais de 50 mil ônibus elétricos rodando pelo mundo.

No âmbito da prestação de serviços, a RIO empresa do grupo TRATON, chegou ao Brasil com soluções digitais para ecossistemas completos de transporte e logística.

Isso vai representar uma evolução na tecnologia pioneira do Volksnet, incorporando ainda mais funções à ferramenta de telemetria dos veículos MAN e Volkswagen.

Durante o evento, a empresa ainda anunciou que quer estender seus serviços para frotas além das marcas VWCO e MAN, como já é na Europa em que a RIO oferece inteligência embarcada para todas as marcas de veículos que atuam no Velho Continente.

“O evento propicia o ambiente ideal para o encontro das indústrias automotivas e do transporte com provedores de tecnologia e usuários para debater e entender a nova realidade da mobilidade e do transporte de cargas e passageiros do Brasil”, explica Carlos Mira, CEO do TruckPad, empresa idealizadora do evento e que criou um aplicativo que liga o caminhoneiro à carga.

Cases inovadores

Nesta edição, temas como “As frotas que vão transformar o Last Mile e o e-commerce brasileiro”, além do emprego de novas tecnologias em empresas tradicionais de transporte e de novos modelos de negócios dentro das montadoras, foram debatidos, assim como o uso de motocicletas, utilitários e caminhões operando em perfeita harmonia no transporte urbano de cargas. Exemplo é o case apresentado pela Qargo, startup que atua em São Paulo e que contrata terceirizados, pequenos autônomos com veículos registrados em órgãos da prefeitura, no caso motocicletas, e na ANTT, com relação a veículos de carga. Cerca de 700 downloads foram feitos no app da empresa que para este ano espera aumentar ainda mais sua área de atuação.

Para 2020

A 5ª Edição do Frotas Conectadas já tem data para acontecer. Será entre os dias 19 e 20 de maio de 2020, no Parque Tecnológico da USP, em São Paulo.

Agência Transporta Brasil (ATB)
agencia@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS