Volvo VM ganha a “cara” do irmão maior

Volvo VM ganha a “cara” do irmão maior

Com um novo para-choque tripartido, o modelo 2020 do Volvo VM ficou com visual mais próximo ao do FH, reforçando identidade da marca e facilitando manutenções

Motorista amazonense é símbolo da igualdade entre homens e mulheres no transporte
Grupo DPaschoal cria nova marca de pneus recapados
Ipem autua sete veículos sem verificação de cronotacógrafo em Sorocaba (SP)

2019 nem chegou à metade e a Volvo já se antecipou a Fenatran e à 2020. A fabricante apresentou nesta terça-feira (16) em Itu (SP) a nova linha 2020. A novidade maior ficou por conta do VM. O semipesado ganhou visual repaginado, mais próximo ao do seu “irmão maior” FH.

As mudanças na frente do veículo não são apenas por questão estética. Com um novo para-choque tripartido, o VM passa a oferecer maior facilidade de pequenos reparos. “As alterações diminuem custos com manutenção e trazem ainda mais facilidade para o transporte e disponibilidade ao veículo” afirma Alvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo.

Volvo VM 2020

Novo Volvo VM 2020

Segurança dentro e fora da cabine

Outro ponto de destaque são as novas luzes de posicionamento. As populares “Três Marias” aumentam a visibilidade sobre o caminhão para quem trafega na pista oposta da estrada. Além disso, o espelho frontal está maior. Este item foi reposicionado para melhorar ainda mais o trabalho do motorista em manobras em espaços limitados.

Leia também:
Economia de 7% no diesel é carro-chefe do FH com sistema I-Save na Europa

O FUPS (Front Underrun Protection System, ou Sistema de Proteção Frontal Anti-Intrusão) Segue como um importante diferencial no segmento do VM. ‘É um sistema anti-intrusão para proteger os ocupantes de carros em caso de colisões frontais com os caminhões”, diz Menoncin.

O segundo degrau da porta da cabine agora ficou protegido, impedindo o acesso de estranhos à cabine.
Com esta cobertura, o motorista ganha um espaço extra para deixar um calçado e evitar sujar a cabine. O pino de reboque também ficou protegido atrás da grade frontal.

Aerodinâmica e consumo reduzido

O defletor de ar do VM agora é ajustável. O condutor pode regular a angulação para colocá-lo na posição mais conveniente, dependendo da altura do baú. O ajuste é fácil e rápido de ser executado, bastando apenas deslocar as barras instaladas para esse fim.

O VM também está de para-sol novo, mais leve e com melhor aerodinâmica. “Todas as mudanças que facilitam a aerodinâmica são importantes, pois resultam em diminuição do consumo de combustível, um dos itens mais importantes na planilha de custos do transportador” observa Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da Volvo.

Entrevista com Alcides Cavalcanti, diretor de Vendas da Volvo do Brasil

Ouça aqui a entrevista com o executivo da Volvo sobre o novo VM e as novidades da marca para este ano:

Leonardo Andrade, Editor-chefe da Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br
Leandro Tavares – editor web da Agência Transporta Brasil
leandro@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS