Um jeito de acelerar que economiza até 10% de diesel

Um jeito de acelerar que economiza até 10% de diesel

Família F da Volvo ganha nova tecnologia com componentes e sofware que promete controle ultrapreciso da injeção de diesel e economia significativa

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Economizar diesel: o insumo mais importante do transporte rodoviário de cargas brasileiro, que representa até 50% do custo das transportadoras e caminhoneiros autônomos, dita as tecnologias dos caminhões modernos.

Para economizar cada centavo e tirar o máximo em eficiência energética de seus caminhões das linhas FH, FM e FMX, a Volvo acaba de lançar um sistema que promete ajudar no fechamento das contas.

O pacote, que inclui novidades mecânicas e também no software que controla o motor, traz novas camisas de cilindro, com rugosidade mais eficaz, novos aneis raspadores, que proporcionam menor atrito, novas unidades eletrônicas, com mais memória e processamento mais potente e rápido e novo turbo com geometria mais eficiente, segundo a Volvo.

Eu vejo

O sistema da Volvo que “vê” o caminho e grava as variações de topografia e condições de estrada, batizado de I-see (eu vejo) é o responsável por coletar os dados para que a nova solução seja possível. Com as informações coletadas pela Volvo, a fabricante pôde aprimorar o software de controle do motor para condições de topografia, carga e condução, com dados de toda América Latina. “O trem-de-força de alto desempenho, marca registrada do FH, passa a contar com um sistema ainda mais aprimorado, associando melhorias de software e componentes. Testes de campo mostraram ganhos de até 10% em consumo, dependendo do tipo de aplicação, carga e estrada”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da Volvo.

Na prática, o novo sistema de aceleração inteligente da Volvo funciona com as informações da topografia e, mesmo se o motorista acelerar ao máximo, o sistema só vai entregar a aceleração necessária para vencer aquele trecho específico e nunca vai ao máximo se não for necessário.

Os novos caminhões, das famílias FH, FM e FMX modelo 2020, segundo Alcides disse à reportagem da Agência Transporta Brasil, já estão disponíveis em toda a rede de concessionários Volvo.

“Com esse conjunto de novidades temos orgulho de manter FH como o caminhão mais avançado do mercado, distanciando-o cada vez mais de todos os seus concorrentes. E o mercado reconhece isso, com vendas crescentes nos últimos anos e também no presente. O Volvo FH 540 6×4 foi o pesado mais vendido do Brasil no ano passado, um desempenho que permanece nesse primeiro trimestre de 2019 (1.415 unidades emplacadas). E agora teremos um produto ainda melhor, trazendo cada vez mais rentabilidade e contribuindo para o sucesso de nossos clientes”, finaliza Alcides Cavalcanti.

Leonardo Andrade, Editor-chefe da Agência Transporta Brasil (ATB), viajou a Itu (SP) a convite da Volvo do Brasil
leodoca@transportabrasil.com.br

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Agência Transporta Brasil – ATB

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