Delivery 11.180 ou Cargo 1119: qual você escolhe?

Delivery 11.180 ou Cargo 1119: qual você escolhe?

Modelos têm suas estruturas derivadas de veículos leves, porém com maiores capacidades de carga. Por essa razão eles salvaram o segmento de caminhões médios que estava em declínio no Brasil

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Quando a Ford lançou o Cargo 1119, estava apresentando algo inovador para o mercado, pois o modelo, com atributos de caminhão leve, tem capacidades técnicas de um médio.

Com PBT (Peso Bruto Total) de 10.510 kg, de acordo com as regras da Anfavea, o Cargo 1119 é um caminhão médio, mas desenvolvido para atender à demanda do mercado por veículos capazes de carregar maior densidade dentro da distribuição urbana.

O PBT superior, mesmo em uma estrutura de veículo, leve é a grande sacada da Ford para entregar um caminhão com maior aproveitamento. Afinal, são 7.164 kg de carga útil. Suas características mais leves são comprovadas pela plataforma de carga mais baixa e a cabine menor, como a do irmão leve Cargo 816.

O 1119, que tem as opções de entre-eixos de 3.900 mm e 4.300, é indicado para uso com baú isotérmico, baú frigorífico, carga seca, guincho, plataforma e bebidas, por exemplo. Resumindo, onde a carga é mais pesada. E por ser um caminhão de dimensões compactas, além da vantagem de ter 700 kg a mais de capacidade de carga, ele pode entrar com mais mercadorias em ruas estreitas, comuns nas grandes capitais, tornando-se uma opção bastante competitiva nas operações urbanas. Com sua versatilidade, o caminhão também atende a atividade na intermunicipalidade.

Por esse diferencial, o caminhão deu vida ao segmento de caminhões médios, que estava em baixa até antes de seu lançamento, em 2013. Mas também criou uma tendência, já que a VWCO, quando lançou a nova linha Delivery em 2017, também enxergou uma oportunidade de negócio com a chegada do 11.180 para atacar esse segmento. E isso deu muito certo. Mesmo antes de a Ford anunciar que abandonaria suas operações no Brasil, o Delivery 11.180 já apresentava números melhores que o do Ford e hoje lidera o segmento.

Moderno x espartano

Nos três primeiros meses do ano o 11.180 vendeu 822, ou seja, ele tem 49,10% do mercado de caminhões médios. E na vice-liderança vem o Ford Cargo 1119 com 347 unidades emplacadas, lhe garantindo 20,73%.

Deve-se destacar, porém, que só os dois modelos, juntos, representam a maior fatia das vendas da categoria de caminhões médios. O fato de ser um veículo mais moderno e com fama de resistente, herdado da gama anterior garante vantagens ao 11.180, ainda mais agora com as incertezas sobre o futuro da Ford e de seus produtos no mercado interno.

Com PBT de 10.700 kg a ideia é também oferecer um veículo com maior capacidade de carga útil, neste caso no modelo da VW varia entre 7.300 kg e 7.450 – de acordo com o entre-eixo nas opções de 3.400 mm, 4.000 mm, 4.400 mm e 4.600 mm, entregando maior capacidade e mais opções em relação ao seu competidor.

Em relação ao peso dos veículos, pelo fato de o Delivery ser mais leve, seu peso em ordem de marcha varia de 3.250 kg a 3.400 kg, lhe garantiu vantagens com relação a carga útil. Contudo, a do Ford 1119 não se distancia tanto, o peso em ordem de marcha é entre 3.346 kg e 3.356 kg.

O Delivery atende às mesmas atividades do Cargo, já mencionadas nessa reportagem como cargas mais fracionadas, porém, com a vantagem de ser um caminhão totalmente novo, ou seja, mais moderno frente ao competidor da Ford. O interior de ambos são similares com relação ao que entregam ao condutor como banco para dois ajudantes e um painel reto para facilitar o acesso dos passageiros, sobretudo o que se acomodar no banco central.

No entanto, pelo fato de a VW oferecer pacotes, quem consumir o 11.180 pagando um pouco mais pode levar para a garagem um veículo mais completo, algo que o Ford não dispõe. Enquanto no pacote básico o caminhão é equipado com rádio, trio-elétrico, console de teto e farol de neblina, no intermediário ainda acrescenta banco do motorista com suspensão pneumática, ar-condicionado e piloto automático. Na versão mais completa, a coluna de direção conta com multirregulagem, o computador de bordo é mais completo e o caminhão conta com protetor de degraus, por exemplo.


No Ford 1119 a cabine é um pouco mais espartana. O ar-condicionado é opcional e o piloto automático não faz parte da linha. De série entrega banco com suspensão pneumática e vidros elétricos. O cluster do painel é moderno e iluminado e isso chama a atenção a bordo.

Corações valentes

O caminhão 1119 é equipado com motor Cummins ISB 4.5, de 4 cilindros em linha, com potência de 189 cv a 2.300 rpm e torque de 61,2 mkgf, de 1.100 a 2.100 rpm. Em épocas de economia, essa ampliada faixa de torque permite que o motorista possa trabalhar mais na faixa de economia.

Esse motor trabalha com a caixa Eaton FSO-4505, mecânica, de 5 velocidades. O Delivery 11.180 também é equipado com motor Cummins, de 4 cilindros, com potência de 175 cv a 2.600 rpm e torque de 61,2 mkgf de 1.100 a 1.700 rpm. Em relação a potência a Ford está em vantagem.

A transmissão é também a Eaton, mas a versão ESO 6106, manual de 6 marchas. No entanto, a engenharia da VWCO garante que em breve vai trazer uma versão de transmissão automatizada. O lançamento caixa automatizada será escalonado para linha, contudo, como o 11.180 é o modelo que lidera as vendas não só entre médios, mas também entre os modelos da família Delivery, pode ser que a VW dê atenção especial a esse modelo. É aguardar o que poderá chegar na Fenatran deste ano, ou até mesmo antes.

O preço pode ser um fator decisivo na hora da compra. O Cargo 1119 0 km custa R$ 162.753, e o Delivery custa R$ 174.278, mais caro, mas entrega mais em equipamentos.

Andrea Ramos, Editora-executiva da Agência Transporta Brasil
andrearamos@transportabrasil.com.br

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