Cummins mostra solução de monitoramento do motor

Cummins mostra solução de monitoramento do motor

Por meio de telemetria agora é possível acompanhar o desempenho do motor e de todos os componentes

Grupo Jost compra Iveco
Governo “congela” diesel com medo de greve
Daimler quer autônomo nível 4

A solução chamada Connected Diagnostics é um sistema que monitora o motor Cummins eletrônico. Para isso é necessário que o veículo possua algum sistema de telemetria, uma vez que é por esse sistema que o usuário receberá informações sobre o motor em tempo real.

A nova ferramenta da Cummins vai atender, sobretudo, frotistas e proprietários de veículos comerciais.

A vantagem dessa solução é que ela permite que os donos desses veículos possam monitorar toda a atividade do motor, assim como já acontece quando se utiliza as ferramentas de telemetria em que é possível acompanhar o desempenho do caminhão ou ônibus como modo de condução, frenagens, acelerações, rotação, ou seja, o desempenho do veículo como um todo, agora com a vantagem de ter acesso a detalhes sobre a performance do motor.

Importante ressaltar que a ferramenta é direcionada a qualquer equipamento que tenha o motor Cummins, incluindo máquinas e geradores, por exemplo.

Interação com o motor

No caso dos veículos comercias, um problema pré-existente em algum outro componentes ligado ao motor, se não visto com antecedência, pode ocasionar paradas não planejadas. E como no segmento de transporte rodoviário, veículo parado é prejuízo, antecipar o problema evita perdas e diminui gastos com manutenção.

“Essa ferramenta ajuda tanto o frotista como o profissional de manutenção porque ela dá acesso a todos os dados do motor, identifica o código de falhas, determina a causa provável e reporta imediatamente ao usuário ou frotista. Com essas informações fornecidas por meio de qualquer aparelho com conectividade, é possível evitar danos progressivos ao motor e garantir a saúde do motor e do sistema de pós-tratamento”, explica Antonio Almeida, gerente de vendas Off-highway da Cummins para a América Latina.

A ferramenta é gratuita e pode ser usado com qualquer provedor de telemetria, desde que seja certificado pela Cummins.

Lançado em 2014 no mercado norte-americano, a ferramenta já está disponível e pronta para entrar em operação no Brasil. O Cummins Connected Diagnostics permite ao usuário ou ao frotista cuidar adequadamente do sistema do motor e, ao mesmo tempo, maximizar o tempo de atividade e a disponibilidade do equipamento, sem o tempo de inatividade anteriormente necessário para investigar a causa da falha.

Na era da remanufatura

A Cummins aproveitou a Automec também para mostrar ao público sua extensa linha de produtos remanufaturados da linha ReCon, composta por motores básicos e parciais, injetores, módulos de controle do motor, bomba de combustível de alta pressão e cabeçotes.

A gama ReCon é uma solução para os clientes que procuram e necessitam com agilidade de seus veículos em perfeitas condições de operação, com custo competitivo de manutenção e agilidade na hora de um eventual reparo.

As peças ReCon passam por um desenvolvimento industrial, no qual são desmontadas, limpas, inspecionadas e todas as partes são recuperadas ou substituídas, de acordo com a necessidade.

Andrea Ramos, Editora-executiva da Agência Transporta Brasil
andrearamos@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS