Volvo prepara os primeiros ônibus de 12 metros autônomos do mundo

Volvo prepara os primeiros ônibus de 12 metros autônomos do mundo

Testes com os veículos, que também são totalmente elétricos, acontecem em Singapura. ônibus têm capacidade para 85 passageiros e utilizam sistemas de inteligência artificial

Câmbio inteligente do Accelo mostra 6,5% de economia na Jamef
Caminho da Escola ganha mais de 800 ônibus MB
Caminhões Kenworth desfilam em concurso de beleza nos EUA

A Volvo está dando mais um passo em direção às novas tecnologias da mobilidade. Em Singapura, importante mercado na Ásia, a fabricante iniciou os testes dos que ela afirma serem os primeiros ônibus de 12 metros autônomos e elétricos do mundo.

Os testes estão sendo feitos em parceria com a Universidade Tecnológica de Nanyang e com a autoridade de transportes terrestres de Singapura. Para poder circular em vias públicas, o veículo precisa primeiro ser validado pelos testes preliminares.

Máquina inteligente

Com capacidade para 85 passageiros, os veículos contam com sensores de navegação gerenciados por um avançado sistema de Inteligência Artificial. Os ônibus têm operação silenciosa, com zero emissões. Os veículos requerem 80% menos energia do que um ônibus diesel de tamanho equivalente, segundo a fabricante.

Para perceber o entorno da via onde está e tomar decisões, o veículo foi equipado com um software criado pela Volvo para fazer a conexão entre os diversos sensores e os sistemas de controle do ônibus. Ele detecta luz e movimento, tem câmeras 360 graus e navegação independente via satélite, com precisão de até um centímetro.

Para perceber o deslocamento lateral e angular do veículo, a Volvo instalou uma unidade de gerenciamento inercial, o que fará com que a navegação seja melhor e mais suave em terrenos irregulares, o que promete uma viagem tranquila e precisa.

Leonardo Andrade
Editor-chefe da Agência Transporta Brasil
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS