Volkswagen lança versão do 15.190 4×4

Volkswagen lança versão do 15.190 4×4

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O Constellation 15.190 na versão 4×2 é um caminhão que vai bem nos serviços municipais. Isso graças ao seu motor MAN D08, de 4 cilindros em linha, que dispensa o uso de Arla 32, reduzindo custos operacionais.

Contudo, para rodar em qualquer terreno com capacidade de vencer subidas extremas, a Volkswagen Caminhões e Ônibus lançou uma versão do Constellation 15.190 com tração 4×4. O modelo, por ter o mesmo motor da versão 4×2, com potência de 186 cv a 2.400 rpm e torque de 71,3 mkgf de 1.100 a 1.600 rpm, conta com o trunfo de sua tecnologia ser EGR, portanto, dispensando o Arla 32.

O veículo é fruto da ampla experiência da Volkswagen Caminhões e Ônibus como fornecedora de caminhões 4×4 ao Exército Brasileiro, com mais de quatro mil unidades comercializadas. O resultado é uma versão moderna e aprimorada.

Com ângulo de ataque superior, superando os 26°, esse modelo ultrapassa qualquer barreira no fora de estrada. Seu PBTC (peso bruto total combinado) é de 27 toneladas.

Pacote robustez

A cabine Constellation garante conforto extra na operação e o pacote Robust credencia este caminhão com durabilidade superior e baixo custo de investimento.

O parachoque curto e metálico confere mais robustez ao modelo, que foi desenvolvido para aplicações mistas e fora de estrada.

Sua maior demanda virá dos segmentos eletricitário, de mineração, construção civil, agronegócio, madeireiro, sucroalcoleiro ou bombeiro.
“Mas certamente nosso Constellation 4×4 vai superar as expectativas de qualquer cliente em busca de um caminhão com vocação para o trabalho pesado, com a oferta do melhor custo de aquisição”, explica Ricardo Yada, supervisor de marketing de produto da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Um caminhão versátil

A aptidão para encarar qualquer desafio toma forma com o eixo traseiro com bloqueio no diferencial, sistema que pode ser acionado por meio de um botão no painel para auxílio em terrenos de baixa aderência, além de pneus específicos para operações com tração integral.
O eixo dianteiro é da Marmon Herrington, assim como a caixa de transferência que equipa o modelo para garantir a distribuição da tração entre os eixos dianteiro e traseiro, oferecendo duas relações de transmissão.

Seu entre-eixo de 4.800 mm já vem adequado para atender à grande parte das aplicações direcionadas ao veículo.

Andrea Ramos
Editora-executiva da Agência Transporta Brasil
andrearamos@transportabrasil.com.br 

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