Quarta revolução industrial chega às cabines Mercedes

Quarta revolução industrial chega às cabines Mercedes

Já com dois turnos a todo vapor, fabricante de caminhões aposta nos conceitos da Indústria 4.0 em São Bernardo do Campo (SP)

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Dias após a vizinha Ford Caminhões anunciar que dará adeus ao Brasil, a Mercedes-Benz abre as portas de sua fábrica para mostrar a nova unidade de produção de cabine que recebeu os conceitos da indústria 4.0. A fabricante ainda anunciou que já trabalha com segundo turno.

A nova linha de produção de cabines recebeu investimentos de R$ 100 milhões, que integra o pacote de investimentos no Brasil na ordem de R$ 2,4 bilhões, entre o período de 2018 a 2022. Com produção baseada na Indústria 4.0 a Mercedes-Benz ganhou nessa fábrica 15% de produtividade, além de 20% de ganhos na eficiência logística.

Isso se traduz na produção mais rápida, com mais acertos, graças aos maquinários mais evoluídos. Para se ter ideia Além de tecnologias, processos e recursos avançados, a nova linha de cabines 4.0 vem desenvolvendo e testando, por exemplo, o uso de avançadas soluções inéditas na empresa como óculos de realidade aumentada, robô colaborativo e exoesqueleto.

Os chamados AGVs (Automatic Guided Vehicle ou Veículo Guiado Automaticamente) transportam de maneira autônoma, e por indução, as cabines dentro da fábrica durante todo o processo de montagem. São armazenados em um Data Lake e alimentam sistemas de inteligência artificial e Big Data. Utilizando recursos de Analytics, pode-se monitorar a qualidade de todos os produtos, detectar falhas e até fazer uma correlação com as informações de Vendas, flexibilizando o mix de produção.

“Há pouco menos de um ano, inauguramos nesta planta a nova Linha de Montagem de Caminhões, trazendo grande impacto para o setor de veículos comerciais no País, com a implantação pioneira e efetiva de conceitos da Indústria 4.0”, ressalta Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

Relação homem e máquina

O robô colaborativo trabalha em total sintonia com os operadores, aliviando esforços em atividades repetitivas, contribuindo para maior assertividade e qualidade, e na nova fábrica o primeiro robô colaborativo atua na montagem da chave geral do caminhão.

De braço duplo e mãos flexíveis, esse robô manuseia qualquer objeto, com alto nível de precisão. Há ainda o exoesqueleto, uma estrutura de suporte ao colaborador projetado para ajudar nas realizações de movimentos repetitivos, podendo diminuir esforços nos ombros, coluna, quadril e pernas. Não aumenta a força do colaborador, mas reduz a fadiga muscular e o risco de lesões.

 

Outros pioneirismos

O uso da realidade aumentada é uma iniciativa pioneira na Mercedes-Benz do Brasil e na Daimler Trucks. Com testes ao longo de 2018, a partir deste ano a fabricante está utilizando a tecnologia durante o início do processo de montagem inferior da cabine para manutenção preventiva. O óculos de realidade aumentada possibilita visualizar imagens com parâmetros e informações dos sensores de um determinado equipamento ou do processo produtivo. Com isso, o operador ou inspetor atua de forma rápida e com as mãos livres, tendo o suporte de áudio, vídeo e outros documentos que auxiliam o processo de manutenção, garantindo redução no tempo de atendimento e qualidade na execução da tarefa.

Contudo, Philipp Schiemer, deixa um recado claro, que o país também precisa se modernizar, trabalhar para a retomada da economia, com medidas urgentes e que atraiam investidores. “Nós da indústria, como a Mercedes-Benz, não vamos conseguir fazer isso sozinhos”, acrescentou o CEO.

Andrea Ramos
Editora-executiva da Agência Transporta Brasil
andrearamos@transportabrasil.com.br

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