Conceito 4.0 chega à Tora Transportes

Conceito 4.0 chega à Tora Transportes

Com isso, caminhoneiros autônomos terão acesso mais fácil na busca por fretes na empresa. Entenda!

Indústria mais confiante
Fim da novela Ford: Caoa compra fábrica de São Bernardo (SP)
Scania terá novos postos de trabalho

A Tora Transportes, segunda maior transportadora de cargas do Brasil, cujo faturamento em 2018 foi de R$ 880 milhões, passa a atuar como a primeira empresa de transporte 4.0 do país.

A companhia acaba de investir R$ 25 milhões para criar a Tora Digital em parceria com o aplicativo para caminhoneiros TruckPad. Com essa parceria a Tora se torna a maior transportadora Uber Freight-like do mundo.

Isso significa que a operação da empresa com terceiros (caminhoneiros autônomos), em que são contratados cerca de 3 mil motoristas por mês, passará a ser realizada por um sistema digital criado pela equipe do TruckPad.

Com o sistema do Truckpad a Tora e os motoristas ganham, não só com relação à agilidade, pois não há espera ou filas para contratação de caminhoneiros, mas também com relação à burocracia, já que o próprio sistema faz todo o gerenciamento de risco.

Além disso, a ferramenta vai facilitar na busca por cargas de retorno – um calcanhar de Aquiles dos caminhoneiros autônomos, já que eles têm de rodar muito com o caminhão atrás de uma carga, portanto gastando combustível na busca por fretes sem nenhuma garantia. Pelo sistema, os caminhoneiros têm acesso a fretes de retorno.

Todo o procedimento para a contratação do caminhoneiro é via aplicativo, gerando menor custo para a Tora que não precisa de um departamento só para contratar terceiros.

“Esse é o maior investimento em tecnologia feito por uma empresa de transporte no Brasil para contratação de serviço”, destaca Janaína Araújo, diretora-presidente da Tora Transportes.

Expansão da logística inteligente

A executiva ainda adianta que essa solução será oferecida às demais empresas de transportes que prestam serviços aos mesmos embarcadores, pois a ideia é agilizar a logística do cliente, que hoje são empresas do ramo de mineração, automotivo, bens de consumo etc.

O TruckPad é o aplicativo de transporte mais popular entre os caminhoneiros. Já são mais de 900 mil downloads do app em todo o Brasil. Uma das razões que levou a Tora Digital a investir no sistema.

“A Tora está seguindo uma tendência de mercado que é buscar soluções digitais para aumentar sua performance operacional e fazer algo que já funciona bem ter ainda mais agilidade e dar maior visibilidade em seus processos. Estamos colocando todo o know-how do TruckPad neste projeto, que representa o maior investimento em tecnologia digital já feito por uma empresa tradicional do setor de transportes de carga brasileiro”, diz Carlos Mira, fundador e CEO do TruckPad.

Andrea Ramos
Editora-executiva da Agência Transporta Brasil
andrearamos@transportabrasil.com.br 

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS