Conceito 4.0 chega à Tora Transportes

Conceito 4.0 chega à Tora Transportes

Com isso, caminhoneiros autônomos terão acesso mais fácil na busca por fretes na empresa. Entenda!

Vipal gera conhecimento para gestores de frota
Caminhão paixão! Todo mundo quer entrar no Kenworth T680
Novo caminhão gigante da Volvo CE chega à América Latina

A Tora Transportes, segunda maior transportadora de cargas do Brasil, cujo faturamento em 2018 foi de R$ 880 milhões, passa a atuar como a primeira empresa de transporte 4.0 do país.

A companhia acaba de investir R$ 25 milhões para criar a Tora Digital em parceria com o aplicativo para caminhoneiros TruckPad. Com essa parceria a Tora se torna a maior transportadora Uber Freight-like do mundo.

Isso significa que a operação da empresa com terceiros (caminhoneiros autônomos), em que são contratados cerca de 3 mil motoristas por mês, passará a ser realizada por um sistema digital criado pela equipe do TruckPad.

Com o sistema do Truckpad a Tora e os motoristas ganham, não só com relação à agilidade, pois não há espera ou filas para contratação de caminhoneiros, mas também com relação à burocracia, já que o próprio sistema faz todo o gerenciamento de risco.

Além disso, a ferramenta vai facilitar na busca por cargas de retorno – um calcanhar de Aquiles dos caminhoneiros autônomos, já que eles têm de rodar muito com o caminhão atrás de uma carga, portanto gastando combustível na busca por fretes sem nenhuma garantia. Pelo sistema, os caminhoneiros têm acesso a fretes de retorno.

Todo o procedimento para a contratação do caminhoneiro é via aplicativo, gerando menor custo para a Tora que não precisa de um departamento só para contratar terceiros.

“Esse é o maior investimento em tecnologia feito por uma empresa de transporte no Brasil para contratação de serviço”, destaca Janaína Araújo, diretora-presidente da Tora Transportes.

Expansão da logística inteligente

A executiva ainda adianta que essa solução será oferecida às demais empresas de transportes que prestam serviços aos mesmos embarcadores, pois a ideia é agilizar a logística do cliente, que hoje são empresas do ramo de mineração, automotivo, bens de consumo etc.

O TruckPad é o aplicativo de transporte mais popular entre os caminhoneiros. Já são mais de 900 mil downloads do app em todo o Brasil. Uma das razões que levou a Tora Digital a investir no sistema.

“A Tora está seguindo uma tendência de mercado que é buscar soluções digitais para aumentar sua performance operacional e fazer algo que já funciona bem ter ainda mais agilidade e dar maior visibilidade em seus processos. Estamos colocando todo o know-how do TruckPad neste projeto, que representa o maior investimento em tecnologia digital já feito por uma empresa tradicional do setor de transportes de carga brasileiro”, diz Carlos Mira, fundador e CEO do TruckPad.

Andrea Ramos
Editora-executiva da Agência Transporta Brasil
andrearamos@transportabrasil.com.br 

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS