Biarticulados Scania já estão em Curitiba

Biarticulados Scania já estão em Curitiba

Fabricante quebra a hegemonia da Volvo e vende seis biarticulados para a Viação Cidade Sorriso

Foton ataca mercado brasileiro com reforço da matriz
Ônibus Volvo ocupam Curitiba
Elétrico e-Citaro chega à Alemanha

Foi apresentado hoje à população de Curitiba, PR, os seis ônibus biarticulados que começam a operar até o início do próximo mês na linha Santa Cândida – Capão Raso, do eixo norte-sul da capital paranaense.

A operadora Viação Cidade Sorriso começou a testar os modelos em novembro de 2017. “As demonstrações que realizamos com o biarticulado da Scania apresentaram ótimos resultados”, disse Mauricio Gulin, presidente da Viação Cidade Sorriso. Ele também revelou que os modelos chegam como renovação de frota.

Na operação

Testes aferidos pela empresa mostraram uma economia 3% em relação à concorrência com o modelo rodando a uma média diária de 380 km.

Os veículos, com motor dianteiro, têm capacidade para transportar 270 passageiros, cada. O que significa que o potencial de passageiros transportados deverá chegar a 90 mil por dia útil.

Vale ressaltar que o motor foi posicionado na parte dianteira frontal para facilitar o acesso dos passageiros entre os três salões do veículo.

Conjunto técnico

O biarticulado F 360 HA 8×2 é equipado com motor Scania de 13 litros, que desenvolve 350 cv de potência e 189 mkgf de torque. A esse motor está combinado a caixa automática Allison B 516 R de 6 velocidades.

O ônibus é equipado com suspensão a ar com quatro bolsões nos eixos traseiros, freios a tambor com sistema eletrônico EBS, ABS (por lei) controle de tração e freio auxiliar Retarder – de produção Scania.

Suas vantagens, segundo Adriano Guedes, engenheiro de produto Scania, está na capacidade de carga maior frente ao concorrente. O representante da Scania tem PBT de 43,5 t e o seu competidor conta com 40 t de PBT.

O modelo, de 27 metros de comprimento, é destinado para trafegar em corredores exclusivos do sistema BRT (Bus Rapid Transit).

Andrea Ramos
Editora-executiva da Agência Transporta Brasil
andrearamos@transportabrasil.com.br 

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS