Viação Cometa é a primeira linha regular a ter ônibus com radar da Scania

Viação Cometa é a primeira linha regular a ter ônibus com radar da Scania

Veículo equipado com o sistema ADAS conta com radares e câmeras que enxergam o entorno da rodovia para dar dicas e auxílios vitais para o motorista. Nova tecnologia vai ficar em demonstração no Grupo JCA

Braspress amplia operações no Mato Grosso
Ford série F: e agora?
Plataforma RIO de conectividade já equipa mais de mil caminhões Volkswagen

A Viação Cometa sai na frente no quesito tecnologia em ônibus nas linhas comerciais. A empresa do Grupo JCA acaba de comprar o primeiro ônibus Scania, chassi K 360 4×2 equipado com o sistema ADAS, que, na sigla em inglês, quer dizer Sistema Avançado de Assistência ao Motorista.

O ônibus tem tecnologia ainda inédita no Brasil e seu chassi é fabricado pela Scania em São Bernardo do Campo (SP) e encarroçado pela Marcopolo em Caxias do Sul (RS). Para ser diferente na segurança, está equipado com o pacote opcional da montadora. O ADAS conta com uma câmera instalada no para-brisa e um radar no para-choque do ônibus e é dividido em três partes:

Frenagem avançada de emergência

O radar e a câmera medem a distância e a velocidade de todos os veículos na via, em relação ao ônibus e, se houver a diminuição abrupta da distância, o sistema age, freia o ônibus e alerta o motorista. Para isso, utiliza os freios de serviço auxiliares e também as trocas de marchas por meio da caixa automatizada Scania Opticruise.

Aviso de saída de faixa

Este componente monitora as faixas de rolagem da pista e avisa o motorista quando o veículo sai de forma involuntária de sua faixa ou invade o espaço do carro ao lado.

Velocidade de cruzeiro

O terceiro item do ADAS é o controle de cruzeiro adaptativo, que ajuda o motorista a manter um intervalo constante de distância em relação ao veículo da frente, utilizando o radar frontal do sistema.

Segundo a Cometa, o novo ônibus será usado em todas as linhas da empresa. “O veículo foi montado pela Scania, em parceria com o departamento de engenharia do Grupo JCA, para ficar em demonstração no Grupo, já que ficou bem adequado a todos os tipos de operação das nossas empresas”, explica Fernando Guimarães, diretor da Viação Cometa.

“A aquisição do ADAS por um grupo do tamanho da JCA comprova a importância do sistema, que permite ao conjunto aumentar a segurança dos passageiros e dos motoristas. Estamos no caminho certo”, afirma Alan Frizeiro, gerente de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil. “Será cada vez mais um diferencial ao usuário de nossos clientes viajar num ônibus com um sistema avançado de proteção. Temos certeza de que as encomendas irão aumentar já em 2019.”

O modelo, que foi usado inicialmente para demonstração, foi aprovado pela Viação Cometa. “O Grupo JCA não mede esforços na busca de itens de proteção para a sua frota, porque tem a segurança como prioridade na sua cultura de gestão. O sistema foi testado com sucesso e estamos avaliando a possibilidade do equipamento tornar-se um item de série na nossa frota”, comenta Guimarães.

Leonardo Andrade
Editor-chefe da Agência Transporta Brasil
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS