Scania vende biarticulados a Curitiba

Scania vende biarticulados a Curitiba

A cidade é a primeira do Brasil a receber os modelos que vão rodar no sistema BRT, e Viação Cidade Sorriso será a operadora dos veículos

Granero compra Volkswagen
Aceitação entre os vizinhos
Governo “congela” diesel com medo de greve

A Scania fez sua primeira venda de seis ônibus biarticulados no Brasil e para Curitiba, PR. O modelo é o F 360 HA na versão Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), o órgão gestor que gerencia o sistema de transportes urbanos da cidade. O ônibus tem 27 metros de comprimento.

Destinado ao uso em corredores exclusivos do sistema BRT (Bus Rapid Transit), o modelo segue o padrão exigente da Urbs e tem carroceria Caio, motor Scania de 360 cv e torque é de 189 mkgf, já em baixas rotações, para economizar combustível.

O motor dianteiro privilegia o salão de passageiros, de forma a permitir melhor acessibilidade entre os três vagões do veículo. O bloco está perfeitamente dimensionado para a capacidade de passageiros e carga.

Combinado ao motor está o câmbio automático é o B 516R de 6s marchas da Allison, com retardador. Sua arquitetura inteligente reduz o consumo de combustível – reduzindo a carga no motor, quando o veículo estiver parado –, faz a seleção dos momentos ideais de troca de marcha e garante maiores velocidades médias e tempos menores de percurso. O veículo tem configuração 8×2 de 43,5 t de capacidade de carga.

O F 360 HA 8×2 sai de fábrica com suspensão a ar com quatro bolsões nos eixos traseiros, freios a tambor com sistema eletrônico EBS, que diminui o tempo e a distância de frenagem, ABS, controle de tração e o freio auxiliar Scania Retarder.

Operação

A Viação Cidade Sorriso, uma das operadoras do sistema urbano da capital paranaense, adquiriu seis modelos do F 360 após um processo bem sucedido de demonstrações, iniciadas em 2017, quando a Scania apresentou o biarticulado ao prefeito de Curitiba, Rafael Greca. O veículo estava personalizado para as exigências da Urbs.

“A Scania vem fazendo uma série de demonstrações com o biarticulado desde seu lançamento, em 2015, no Brasil. Estamos muito satisfeitos que os resultados operacionais surpreenderam a Viação Cidade Sorriso. Curitiba é referência em mobilidade urbana”, afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil. “A maior beneficiada será a população, que fez muitos elogios ao modelo, e sabe que encontrará um produto mais moderno para proporcionar um deslocamento mais confortável pelo sistema BRT.”

Mauricio Gulin, presidente da Viação Cidade Sorriso está tão satisfeito com o veículo, que anunciou que ficará com a unidade que esteve em testes pela cidade desde 2017.

“As demonstrações que realizamos com o biarticulado da Scania apresentaram ótimos resultados. Estamos confiantes na parceria com essa empresa de indiscutível credibilidade”, acrescenta Gulin, presidente da Viação Cidade Sorriso.

Biarticulados no Brasil

Hoje os modelos de veículos dessa natureza produzidos e vendidos no Brasil são Volvo B 9 SALF (piso baixo) e o biarticulado (B 340), além do Mercedes O500 UDA – superarticualdo, menor, de 23 metros.

Andrea Ramos
Editora-executiva da Agência Transporta Brasil
andrearamos@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS