Híbrido Scania é solução noturna

Híbrido Scania é solução noturna

Um estudo para avaliar entregas noturnas em seis restaurantes McDonald's em Estocolmo, na Suécia, usa caminhão híbrido da Scania

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Veículos pesados são normalmente impedidos de dirigir no centro da cidade de Estocolmo à noite, por causa do barulho. Contudo, as entregas aconteciam durante o dia, em meio à cidade mais agitada e a maior movimentação dos restaurantes.

Para minimizar os impactos da operação diurna como caminhões presos no trânsito e a demora na entrega, o governo de Estocolmo está ampliando um estudo piloto de entregas noturnas, tendo como parceiros a lanchonete McDonald’s, por meio da HAVI, seu operador logístico e a Scania.

Um caminhão híbrido da Scania que é operado com uma combinação de eletricidade e combustível livre de fóssil (um tipo de biodiesel chamado HVO), que reduz drasticamente as emissões de partículas e dióxido de carbono, está sendo usado no teste.

O caminhão híbrido plug-in também é conectado e equipado com uma tecnologia que se adapta às condições de condução em uma área pré-determinada, ou seja, é possível determinar qual motor o veículo vai usar e adaptar a sua velocidade para a determinada situação. Com isso é possível reduzir emissões, ruídos e aumentar a segurança no tráfego.

“A HAVI é uma fornecedora global de logística para a McDonald’s em todo o mundo e na Suécia as duas empresas trabalham juntas desde 1989. Estamos muito orgulhosos de fazer parte dos principais esforços para enfrentar os problemas comuns das grandes cidade ”, diz Camilla Eklöf gerente de qualidade, segurança e meio ambiente da HAVI.

Versátil

Por se tratar de caminhão pesado, o modelo avaliado P 320 também têm o seu DNA nas rodovias e é aí que o motor HVO entra em ação. E por ser capaz de rodar no modo elétrico por até 10 km e nesse modo ser bem silencioso, ele pode trafegar de maneira eficiente à noite nas cidades. O que o torna versátil nas operações da HAVI.

O consórcio por trás desse projeto estuda os benefícios ambientais que serão obtidos, já que além da tecnologia mais limpa, nas operações noturnas, os caminhões deixam de enfrentar

filas em trânsito, o que pode ajudar a impactar positivamente nos resultados.

Inteligência artificial

A bateria do sistema elétrico do veículo é carregada por fontes de energia externas e via regeneração, o que significa que cada vez que os freios do caminhão são usados, se transforma em eletricidade.

Graças a uma estação de carga elétrica próxima a um dos restaurantes, o caminhão poderá carregar sua bateria durante enquanto faz a entrega das mercadorias e durante o descanso do motorista, garantindo que não haverá falta de acesso à eletricidade no centro da cidade.

Nas rotas mais longas entre a cidade e o armazém de onde sai o caminhão, o veículo pode operar seu motor de combustão interna no modo HVO, que pode alcançar uma redução de até 90% nas emissões.

O caminhão muda automaticamente para a energia elétrica com a ajuda da ferramenta de software Scania Zone e cercas virtuais quando chega em áreas urbanas.

Parceria estendida

A rede de logística do McDonald’s transporta produtos alimentícios a mais de 250 milhões de quilômetros por ano. Além de garantir que milhares de produtos cheguem aos restaurantes do McDonald’s todos os dias com segurança e nas melhores condições, o McDonald’s está comprometido em trabalhar com seus fornecedores e seus parceiros para minimizar os impactos ambientais de suas atividades de logística.

A HAVI na Espanha também opera com caminhões da Scania e agora a empresa planeja adicionar 14 veículos movidos a gás que vão operar na logística do McDonald’s de Madri e Barcelona. Dos novos caminhões, 12 são a gás natural liquefeito (GNL) e dois funcionam com gás natural comprimido (GNV). Antes da nova aquisição, a HAVI Espanha operava com dois caminhões de GNV da marca.

O GNL e o GNC reduzem as emissões de carbono em cerca de 20%.

Andrea Ramos

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