Antos “enxerga” seu entorno para entregar cerveja na Alemanha

Antos “enxerga” seu entorno para entregar cerveja na Alemanha

Caminhão da Mercedes-Benz foi o escolhido pela tradicional cervejaria Hofbräu München para fazer entregas no movimentado cenário urbano de Munique. Ele tem até tomada de força para acionar um sistema que bombeia cerveja para a Oktoberfest

Mercedes cria canal para ajudar Brumadinho
VW Constellation 25.360 está mais equipado
Cummins Brasil estreia o Fly-in Distribuidores

A Mercedes-Benz está ajudando uma tradicional cervejaria alemã a fazer a entrega de seus produtos nas movimentadas ruas de Munique. O Antos, caminhão semipesado muito utilizado na Europa, foi o escolhido para fazer as rotas de abastecimento da cervejaria Hofbräu München.

A empresa comprou cinco caminhões que trazem alguns atributos especiais: eles “enxergam” à sua volta e avisam o motorista sobre qualquer risco de colisão, eliminando completamente os pontos cegos do veículos.

Radar e alta tecnologia

Equipamento de radar do Antos, que faz parte do sistema Sideguard Assist

Este sistema, o Sideguard Assist, é um componente inteligente dos caminhões Mercedes-Benz que trabalham com base em um radar instalado nas laterais do veículo que “lê” todo o entorno permite que o caminhão se mova pela cidade e mantenha a segurança de pedestres e ciclistas. “Nos optamos pelo Antos da Mercedes e pelo pacote completo de segurança porque a nossa empresa acredita que é absolutamente essencial que todos os pedestres e usuários das ruas e rodovias estejam sempre seguros”, diz Jürgen Breitsameter, gerente de logística da cervejaria.

As movimentadas ruas de Munique, na Alemanha, são o local de trabalho do Antos cervejeiro

Além de assegurar o entorno do caminhão com seus sensores, o sistema também calcula o raio de giro da carreta para que o veículo não colida com postes, luzes urbanas e árvores ao manobrar. Isso acontece porque o caminhão monitora todo o comprimento e a altura de seu entorno. Ao detectar qualquer risco de colisão, o sistema avisa o motorista por meio de um sinal luminoso. Segundos depois, vem um sinal sonoro e o condutor tem tempo para reagir e evitar qualquer incidente.

Além do sistema Sideguard Assist, os cinco Antos comprados pela cervejaria Hofbräu München vêm com o pacote completo de segurança, que inclui os sistemas de frenagem ativa nível 4 da Mercedes.

Especialistas em cerveja e abastecedores da Oktoberfest

A tradicional “Wiesn”, a Oktoberfest de Munique, conta com os préstimos do Antos

Dos cinco Antos novos, dois caminhões da cervejaria são tanques que abastecem os pontos de venda todos os dias na cidade. Estes veículos são equipados com tomadas de força e elétricas capazes de alimentar um sistema de bombas de baixo ruído que transportam a cerveja para fora dos tanques com facilidade e rapidez. Isso é muito útil para os dias de Oktoberfest pois, segundo os alemães, não existem conexões elétricas disponíveis na “Wiesn”.

Outros três modelos comprados pela cervejaria são equipados com uma carroceria móvel que se inclina automaticamente para facilitar o transporte de bebidas. Um eixo manobrável na carreta ajuda o caminhão a ter grande manobrabilidade na cidade e, graças a seus paineis baixos, o caminhão pode viajar tranquilamente pelos túneis de Munique, que geralmente são baixos.

Leonardo Andrade
Editor-chefe da Agência Transporta Brasil
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!

Agência Transporta Brasil – ATB
agencia@transportabrasil.com.br

COMMENTS