Um presidente estradeiro

Um presidente estradeiro

Caminhoneiro Nota 10 atende cerca de 600 motoristas em etapa na Região Nordeste
Sascar apresenta novidades em Feira do Caminhoneiro de Rondonópolis (MT)
Noma lança opção inédita de tritrem

O que se espera de um governante? Que ele viva a realidade de seu povo e conheça as dificuldades de quem governa seria uma resposta aceitável. E a notícia é boa, mas vem do outro lado do oceano: o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, resolveu conhecer de perto a realidade dos caminhoneiros portugueses.

Nesta segunda, em uma manhã fria, ele realizou uma viagem de 6 horas entre a capital Lisboa e a cidade do Porto, e passeou a bordo de três caminhões diferentes, a convite da Associação “Motoristas do Asfalto”, que representa os motoristas portugueses.

Caminhões premium para o presidente

E o presidente teve sorte: viajou em três caminhões considerados premium pelo mercado: um MAN TGX, um DAF XF e um Renault Truck da Gama T. Todos muito confortáveis e com tecnologias que priorizam o motorista e sua segurança.

Só muda o endereço

Mas não foi para elogiar os caminhões que o presidente embarcou nesta viagem. Ao ouvir os motoristas, o presidente Sousa ficou sabendo das principais reclamações da categoria. Entre elas, o destaque está para a aposentadoria dos caminhoneiros portugueses: eles pedem que a idade mínima para se aposentar baixe para 60 anos e também estão preocupados com a falta de renovação dos profissionais do volante: são necessárias políticas de incentivo para o caminhoneiro mais jovem ingressar na profissão.

Outro problema sério dos caminhoneiros de Portugal, em comum com os colegas brasileiros, é a defasagem do frete e a alta do preço do diesel. Durante a greve no Brasil, os portugueses aproveitaram a oportunidade para também parar e protestar por melhores condições de trabalho e de sobrevivência.

“Não há nada como conhecer. É isso que eu vou tentar fazer hoje. Se há uma lógica que é privilegiar as estradas nacionais para pesados ou criar condições de tal forma nas autoestradas que os convidem a isso, então tem que se olhar para o piso das rodovias nacionais”, afirmou o chefe de Estado.

O presidente português partiu de caminhão do Terminal de Carga Aérea do Aeroporto de Lisboa. Os caminhões usados pertencem à empresa TMP. No primeiro trecho, Sousa foi conduzido, a bordo de um DAF XF, pelo motorista Fernando Frazão, que é presidente da associação “Motoristas do Asfalto”.

Depois de uma parada para o almoço em Coimbra, o presidente Sousa seguiu a segunda metade do percurso com a motorista Alexandrina Santos, de Renault. Ela é caminhoneira há 20 anos e faz viagens entre Portugal, Holanda, Bélgica, Inglaterra e Alemanha. Ao presidente, Alexandrina contou sua realidade: ela está entre as 50 caminhoneiras portuguesas que dirigem sozinhas pelas rodovias e encontra condições difíceis nas estradas, com estruturas voltadas apenas para os homens. “Não existem locais de chuveiro para as mulheres nas estradas. Além disso, não é raro passar por sustos nas viagens, com tentativas de roubo de combustível nas paradas, falta de segurança e de apoio dos colegas homens”, disse ela ao presidente.

As condições ruins do asfalto nas estradas nacionais portuguesas também foram pauta do encontro com o presidente. Ele anotou os principais pedidos e reclamações dos caminhoneiros e prometeu tomar providências urgentemente.

Fica o bom exemplo para um certo país rodoviário tão carente de boas condições para os caminhoneiros e que trata tão mal os transportadores rodoviários que servem sua economia. Sabem qual é, não?

Leonardo Andrade – Agência Transporta Brasil
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!

Agência Transporta Brasil – ATB

Próxima publicação
Publicação anterior

COMMENTS