Kenworth mostra caminhão a hidrogênio

Kenworth mostra caminhão a hidrogênio

Elétrico e-Citaro chega à Alemanha
22ª Fenatran 2019 já tem data marcada
Ônibus autônomo da Local Motors recebe pneus Goodyear

A Kenworth, fabricante de caminhão do Grupo PACCAR, junto com a Toyota, anunciaram que desenvolverão tecnologia de motor a hidrogênio para caminhão. A notícia foi feita durante a CES 2019 (Consumer Eletronics Show), a maior feira de tecnologia, que acontece em Las Vegas, no Estado de Nevada, EUA.

Segundo as empresas, a tecnologia desenvolvida para os caminhões da Kenworth será parecida a já aplicada no Toyota Mirai.

Esse automóvel ganhou manchetes em 2015 por bater recorde de autonomia com essa tecnologia, chegando a rodar 500 km com um tanque. A Toyota tem uma grande experiência no uso de células a combustível, sendo o primeiro fabricante a ter um modelo comercial com essa tecnologia.

Para o Ken

O primeiro modelo da Kenworth possui tecnologia híbrida que combina gás hidrogênio comprimido e ar para produzir eletricidade com vapor de água proveniente da exaustão. A energia alimenta o motor elétrico para movimentar o caminhão como para reabastecer baterias de íon-lítio.

O modelo eleito para estrear a tecnologia e ser apresentado durante a CES foi o Kenworth T 680, veículo que atua na categoria Classe 8 (como é classificado caminhões tratores rodoviários nos EUA) com PBTC de 36 t. O modelo está em operação no Porto de Los Angeles.

O acordo tecnológico prevê ainda que mais 10 unidades do T 680 recebam a tecnologia para rodar na mesma operação. O acordo é financiado pelos órgãos ambientais do governo da Califórnia, que trabalha para implementar essa tecnologia nos caminhões até 2020, especialmente aqueles veículos que atendem a região portuária do Estado.

O modelo Kenworth T 680 possui autonomia de 300 milhas, o equivalente a 480 km e seu motor possui potência de 565 cv.

COMMENTS