Foton ataca mercado brasileiro com reforço da matriz

Foton ataca mercado brasileiro com reforço da matriz

Diesel ficou 2,5% mais caro em setembro, segundo Ticket Log
Chile vai receber mais 120 novos ônibus Volvo e Marcopolo
Ford Caminhões abandona o Brasil

Foton ataca mercado brasileiro com reforço da matriz

Da agência Transporta Brasil – A Foton está tentando. Uma das maiores fabricantes de caminhões do mundo, com sede na China, enxerga no Brasil um mercado importante para seus veículos. Seu apetite pelo mercado tupiniquim vem de alguns anos atrás. Em 2010, a empresa, por meio de sua subsidiária brasileira, anunciou fábrica no Rio Grande do Sul, na cidade de Guaíba, mas a crise econômica frustrou os planos dos chineses.

A marca chegou a lançar seus caminhões de 3,5 e 10 toneladas no mercado brasileiro e estava aproveitando uma sinergia com a também gaúcha Agrale para montar seus modelos nacionalizados em território brasileiro.

Agora, a Foton brasileira passa a receber apoio da matriz chinesa para fortalecer seu mercado no Brasil. Já está importando os caminhões leves 3.5-11 DT e prepara lançamentos para o mercado nacional, enxergando no segmento de leves uma oportunidade de crescer, com seus produtos considerados, pela própria fabricante, Premium.

A receita é simples: caminhões leves com motorização Cummins adaptados à realidade brasileira, acabamento diferenciado e engenharia focada nos resultados do cliente. E a parceria com a matriz dá musculatura para a atuação da empresa. “Com essa parceria ganhamos mais musculatura para atuar no Brasil e seremos agora amplamente respaldados pela matriz, na China”, comenta Marcio Vita, CEO da empresa.

“Há mais de uma década estudamos cuidadosamente o mercado brasileiro que, para nós, é de grande importância dentro de nossa estratégia de globalização da marca. Entramos no País por meio de nossa representação comercial, pelas mãos de brasileiros com indiscutível conhecimento do mercado nacional. Entendemos ser o momento mais apropriado para iniciarmos essa nova etapa, agora com nossa cooperação direta na operação”, explica Darren Lu, executivo da matriz Foton responsável pelos negócios da marca no Brasil.

Resta saber como será a receptividade dos produtos no mercado brasileiro. Será que vai emplacar?

Gigante asiátia

Na China, a Foton desponta como uma das maiores fabricantes de motores e veículos comerciais. Em todo o mundo, a empresa é responsável pela montagem e venda de 600 mil unidades por ano, 90% veículos comerciais, com atuação em mais de 100 países e um total de 40 mil trabalhadores envolvidos.

O Brasil é o quinto país fora da China a receber fábrica da Foton. Já existem plantas da empresa na Tailândia, Vietnã e Quênia e outra está sendo construída na Argélia, no Norte da África.

Que venham os chineses!

ATB – Agência Transporta Brasil
redacao@transportabrasil.com.br

 

Publicação anterior

COMMENTS