Elétrico e-Citaro chega à Alemanha

Elétrico e-Citaro chega à Alemanha

Alemãs travam batalha pela liderança nos ônibus
Mais 100 Actros para o agronegócio
Mitsubishi renova Fuso Canter

A empresa Rhein-Neckar-Verkehr GmbH (RNV) colocou em operação três ônibus elétricos da Mercedes-Benz. Os modelos eleitos são os e-Citaro, ônibus totalmente elétricos que vão operar nas cidades alemãs Heidelberg e Mannheim.

“O eCitaro está redefinindo o transporte convencional de ônibus e constitui, para nós, o símbolo do transporte público orientado ao futuro. Fazer uma abordagem ampla é muito importante. É por isso que reunimos um pacote de soluções, que compreende o veículo, o gerenciamento da carga elétrica e a consultoria com a qual estamos dando apoio à empresa de transporte em seu esforço para eletrificar seus ônibus”, diz Till Oberwörder, chefe da Daimler Buses.

O primeiro serviço de ônibus totalmente elétrico eCitaro de Heidelberg vai da estação ferroviária principal, via Seegarten, até Karlsplatz e depois, para a estação ferroviária urbana de Altstadt. A rota passa pelo centro da cidade a cada 20 minutos e está previsto, futuramente, que dois veículos cubram a rota de quatro quilômetros com 12 pontos de parada. Uma das rotas dos ônibus elétricos de Mannheim sai da estação ferroviária de Käfertal e passa pela Wasserwerkstraße até o bairro Franklin. A outra rota começa em Platz der Freundschaft e termina no novo centro industrial Taylor. Um eCitaro vai operar em cada uma dessas rotas.

Em Heidelberg, os veículos estarão nas ruas entre 9 h e 22 h, e em Mannheim, entre 6 h e meia noite. Isso corresponde a mais de 200 quilômetros por dia por veículo. As baterias de lítio-íon com capacidade total de 243 kWh receberão a carga elétrica para funcionamento. O design das baterias é modular, compreendendo 10 módulos cada, com uma potência de 25 kWh. Além de seis módulos de baterias no teto do veículo, quatro módulos na traseira assumem o papel do sistema de condução com a combinação do motor de combustão e transmissão.

Tecnologia de carga na garagem

Com sua tecnologia de carga de energia elétrica, o eCitaro se adequa às condições existentes na RNV. A meta de 200 km ou mais por dia pode ser alcançada com uma carga rápida durante os intervalos de operação. Enquanto estes ocorrem, outro eCitaro ficará em operação em Heidelberg e Mannheim.

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!

Agência Transporta Brasil – ATB
agencia@transportabrasil.com.br

COMMENTS