Colômbia terá frota elétrica da BYD

Colômbia terá frota elétrica da BYD

Grupo Q, da Guatemala, busca parceiros na Fenatran
Quer melhorar a gestão de pneus da sua frota? A Goodyear oferece uma solução
Volvo equipamentos de construção expande negócios na Bolívia

Com compra, Colômbia passa a ter a segunda maior frota de ônibus 100% elétricos da América Latina

Da Agência Transporta Brasil (ATB) – A BYD venceu a licitação para fornecer 64 ônibus 100% elétricos para a cidade colombiana de Medellín (Antioquia). Com isso, essa será a maior frota de ônibus totalmente elétricos daquele país e a segunda maior da América Latina. A primeira é a do Chile que já possui 100 unidades do modelo K9FE que pertence à operadora MET Bus.

A fabricante de origem chinesa competiu com três outras fabricantes de ônibus elétricos antes de vencer a licitação com a operadora Metroplús (sistema BRT).

Os ônibus eleitos são os modelos BYD k9G, de 12,5 metros, que serão entregues no segundo semestre deste ano, acelerando os esforços de Medellín para se tornar a capital da mobilidade elétrica na América Latina.

“Vamos tornar Medellín a capital da mobilidade elétrica na América Latina.A licitação dos ônibus está pronta para Metroplús e a cidade. Teremos 64 ônibus elétricos operando em agosto,tornando esta a maior frota de Ônibus elétricos do país”, destaca Federico Guyiérrez, prefeito de Medellín.

Operação

A frota vai rodar mais de 300 km por dia, com capacidade para transportar 80 passageiros. Os veículos exigirão menos de duas horas de recarga diária e haverá pontos de recarga em diferentes áreas da cidade que servirão de apoio para a operação.

A Metroplús comprou em 2017 o primeiro ônibus elétrico BYD K11, de 18 metros, da cidade. O modelo articulado obteve excelentes resultados durante sua operação nos últimos nove meses, cobrindo mais de 50 mil km. O veículo também apresentou uma economia nos custos de 60% e de 75% em manutenção quando comparado a um ônibus articulado padrão movido a diesel.

Agência Transporta Brasil – ATB
agencia@transportabrasil.com.br

Próxima publicação
Publicação anterior

COMMENTS