Mercedes-Benz vira sócia do TruckPad

Mercedes-Benz vira sócia do TruckPad

Fabricante de caminhões compra participação no primeiro aplicativo de cargas do Brasil

Terminal de contêineres de Paranaguá (PR) adquire equipamento para operações na linha ferroviária
Raízen recebe 86 caminhões Volkswagen
Governo do Peru adquire 39 caminhões VW Worker 13.180

Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, Carlos Mira, criador e fundador do TruckPad, e Hetal Laligi, Vice-Presidente e CFO da Mercedes-Benz América Latin no Brasil, assinam o contrato de sociedade entre as empresas

A Mercedes-Benz acaba de se tornar sócia do TruckPad, aplicativo que liga caminhoneiros a cargas e que foi o primeiro a trabalhar com esta tecnologia no Brasil. Atrás de inteligência de mercado, de informações e de interação com os milhares de motoristas que utilizam o aplicativo no Brasil, a Mercedes-Benz dá um passo importante e interessante em direção ao futuro, firmando-se como a primeira fabricante de caminhões a realizar um investimento dessa natureza no Brasil.

O TruckPad vem, desde 2013, promovendo a inclusão digital nas estradas brasileiras e revolucionando o sistema de transporte de cargas no país, o que resulta em aumento da produtividade deste setor e a consequente melhoria da qualidade de vida desses caminhoneiros autônomos, que são os verdadeiros “empreendedores das estradas” (só para dar uma ideia de grandeza, são mais de 1 milhão rodando pelo Brasil).

Empresas de transportes, indústrias, atacadistas e comerciantes se beneficiam do trabalho do TruckPad, que traz considerável melhoria na performance logística de seus clientes – aumentando o nível de serviço operacional e reduzindo custos com transporte de cargas. Isso é possível porque a plataforma elimina atravessadores neste processo de contratação. “Somos uma plataforma disruptiva”, afirma Carlos Mira, idealizador do aplicativo.

“A Mercedes-Benz entende os benefícios que o TruckPad pode trazer: nós temos o mote ‘As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve’ e o aplicativo é a ferramenta que operacionaliza a captação das opiniões e sugestões dos caminhoneiros nas estradas e faz a interface com a marca – além de ser um canal onde caminhoneiros podem, no conforto de sua cabine do caminhão, comprar peças e serviços online. Inclusive, em pesquisa realizada pelo Estadão com mais de 1500 motoristas no aplicativo TruckPad, a Mercedes-Benz foi citada como a marca mais desejada e lembrada pelos profissionais do volante”, afirma Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

A parceria entre as duas empresas existe desde 2016, com a participação do TruckPad no programa de aceleração Startup AutoBahn, um canal de via rápida de relacionamento das empresas do grupo com startups. Na ocasião, o TruckPad concorreu com cerca de 300 outras empresas e ficou entre os oito finalistas, sendo o único brasileiro.

O TruckPad também tem parcerias com o Clube Irmão Caminhoneiro Shell e com a Sascar, empresa de tecnologia em gerenciamento de frotas e telemetria.

Com a aquisição e o investimento da Mercedes-Benz no TruckPad, cujo valor infelizmente não foi divulgado, o Brasil salta para o rol dos países onde a indústria automobilística está conectada com a cultura da inovação e das startups. Bons frutos podem vir da parceria.

O Portal Transporta Brasil acompanhou a trajetória do TruckPad desde o começo, e publicou em 2014 uma matéria especial, que você pode ler aqui.

Leonardo Andrade, com exclusividade para o Portal Transporta Brasil, Planeta Caminhão e Revista Rodovia Brasil.

Próxima publicação

COMMENTS