Mercedes-Benz vira sócia do TruckPad

Mercedes-Benz vira sócia do TruckPad

Fabricante de caminhões compra participação no primeiro aplicativo de cargas do Brasil

Raízen recebe 86 caminhões Volkswagen
Wilson Sons reforça presença em petróleo e gás com aquisição da Briclog
DHL Express renova frota com 820 Fiat Ducato na Itália

Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, Carlos Mira, criador e fundador do TruckPad, e Hetal Laligi, Vice-Presidente e CFO da Mercedes-Benz América Latin no Brasil, assinam o contrato de sociedade entre as empresas

A Mercedes-Benz acaba de se tornar sócia do TruckPad, aplicativo que liga caminhoneiros a cargas e que foi o primeiro a trabalhar com esta tecnologia no Brasil. Atrás de inteligência de mercado, de informações e de interação com os milhares de motoristas que utilizam o aplicativo no Brasil, a Mercedes-Benz dá um passo importante e interessante em direção ao futuro, firmando-se como a primeira fabricante de caminhões a realizar um investimento dessa natureza no Brasil.

O TruckPad vem, desde 2013, promovendo a inclusão digital nas estradas brasileiras e revolucionando o sistema de transporte de cargas no país, o que resulta em aumento da produtividade deste setor e a consequente melhoria da qualidade de vida desses caminhoneiros autônomos, que são os verdadeiros “empreendedores das estradas” (só para dar uma ideia de grandeza, são mais de 1 milhão rodando pelo Brasil).

Empresas de transportes, indústrias, atacadistas e comerciantes se beneficiam do trabalho do TruckPad, que traz considerável melhoria na performance logística de seus clientes – aumentando o nível de serviço operacional e reduzindo custos com transporte de cargas. Isso é possível porque a plataforma elimina atravessadores neste processo de contratação. “Somos uma plataforma disruptiva”, afirma Carlos Mira, idealizador do aplicativo.

“A Mercedes-Benz entende os benefícios que o TruckPad pode trazer: nós temos o mote ‘As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve’ e o aplicativo é a ferramenta que operacionaliza a captação das opiniões e sugestões dos caminhoneiros nas estradas e faz a interface com a marca – além de ser um canal onde caminhoneiros podem, no conforto de sua cabine do caminhão, comprar peças e serviços online. Inclusive, em pesquisa realizada pelo Estadão com mais de 1500 motoristas no aplicativo TruckPad, a Mercedes-Benz foi citada como a marca mais desejada e lembrada pelos profissionais do volante”, afirma Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

A parceria entre as duas empresas existe desde 2016, com a participação do TruckPad no programa de aceleração Startup AutoBahn, um canal de via rápida de relacionamento das empresas do grupo com startups. Na ocasião, o TruckPad concorreu com cerca de 300 outras empresas e ficou entre os oito finalistas, sendo o único brasileiro.

O TruckPad também tem parcerias com o Clube Irmão Caminhoneiro Shell e com a Sascar, empresa de tecnologia em gerenciamento de frotas e telemetria.

Com a aquisição e o investimento da Mercedes-Benz no TruckPad, cujo valor infelizmente não foi divulgado, o Brasil salta para o rol dos países onde a indústria automobilística está conectada com a cultura da inovação e das startups. Bons frutos podem vir da parceria.

O Portal Transporta Brasil acompanhou a trajetória do TruckPad desde o começo, e publicou em 2014 uma matéria especial, que você pode ler aqui.

Leonardo Andrade, com exclusividade para o Portal Transporta Brasil, Planeta Caminhão e Revista Rodovia Brasil.

Próxima publicação

COMMENTS