Cade autoriza compra da Hamburg Süd pela Maersk

Cade autoriza compra da Hamburg Süd pela Maersk

Transação entre gigantes do transporte marítimo já foi aprovada por outros países

Trânsito brasileiro mata mais de 500 mil pessoas entre 2003 e 2012, aponta pesquisa
ANTT estipula prazo para criação de pontos para descanso de caminhoneiros em rodovias federais
Iveco apresenta o primeiro caminhão elétrico da América Latina

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorizou a compra da transportadora marítima alemã Hamburg Süd pela dinamarquesa Maersk. O negócio já foi aprovado nos Estados Unidos, União Europeia, Austrália, Costa Rica, Equador, Israel, Japão, México, Marrocos, Nova Zelândia, Paquistão, Suíça, Tunísia, Turquia e Ucrânia. Há notificações em análise no Chile, China, Colômbia, Honduras, Paraguai, África do Sul e Coreia do Sul.

A Maersk informou que a operação representa a combinação de duas empresas de transporte marítimo regular de contêineres com ofertas complementares em termos geográficos e de clientela, possibilitando a geração de eficiências de custos significativa.

Segundo o Cade, foi entendido que todos os mercados em que as duas empresas operam, apenas os de transporte marítimo regular de contêineres, movimentação de contêineres, manutenção e reparo de contêineres (Itapoá) e cabotagem demandaram uma análise mais aprofundada quanto à probabilidade de exercício de poder de mercado em decorrência do ato de concentração.

COMMENTS